CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 19/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR DE PEDREIRAS É 2º LUGAR NA ETAPA ESTADUAL DO PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR.

O professor Markus Krause, da unidade de Ensino Manoel Trindade, escola da rede pública municipal de ensino, foi o 2º colocado da primeira 2ª edição do "Prêmio Educador Transformador", promovido em conjunto pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil, visando reconhecer projetos de educação transformadora em todos os níveis de ensino.

Markus foi o responsável por trabalhar com os alunos das séries finais do ensino fundamental o tema Global Climate Change. Para ele essa premiação foi mais que uma conquista, em conversa com a nossa equipe ele destacou um pouco mais sua temática que discutiu as condições de climáticas do planeta que de forma bem prática.

A diretora da escola Elba Mara disse que fica imensamente feliz saber que a premiação contemplou um profissional da escola que ela dirige e disse que isso só engrandece a educação municipal que se torna referência nacional.

Ao ficar sabendo do resultado a prefeita Vanessa Maia, parabenizou o professor e disse que a educação de Pedreiras só vem a ganhar, pois tem sido um dos seus compromissos desde o inicio de sua gestão valorizar a todos os profissionais no sentido de obter resultados que venham a engradecer a educação e hoje o professor Markus é prova desse trabalho que não vai parar, pois educação é a base de tudo e garante um futuro certo.

#Educação 24/02/2024 CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MONTEIRO LOBATO FOI CONTEMPLADA COM KIT INFORMÁTICA DOADO PELA ORDEM NACIONAL DEMOLAY.

A educação municipal de Pedreiras foi contemplada na manhã deste sábado,24, com um kit de informática doado pela ordem demolay entregue na sala de reuniões do Palácio.

A ordem tem por finalidade apoiar as escolas da rede pública de ensino, sendo assim uma parceira do poder público. Iniciativa que vem a contribuir e que se torna uma para missão importante a ser cumprida, disse José Diego Rosa, grande mestre da ordem nacional.

David Ximenes, secretário da educação, agradeceu aos representantes da ordem por ajuda que será bastante útil para escola Monteiro Lobato, localizada na zona rural (Povoado Morada Nova) que foi beneficiada com este kit de informática contendo:

Um notebook e uma impressora.

Diana Oliveira, diretora do Monteiro Lobato, agradeceu por essa ajuda e enfatizou que esses equipamentos chegaram em uma boa hora, pois quem ganha com tudo isso são os alunos.

O secretário da administração, Damião Felipe, que ali representou a prefeita Vanessa Maia, agradeceu por essa ajuda e disse ficar feliz ver que ordem está sempre presente em todos os momentos e outras instituições pensem dessa mesma forma, pois quem contribui com a educação, garante um futuro melhor para todos.

#Educação 20/02/2024 CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO REALIZA AULA INAUGURAL DA UNIDADE MAIS INTEGRAL ZECA BRANCO.

A Prefeitura de Pedreiras, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no início da noite de terça-feira-feira (20), no Centro Comunitário Paulo VI, a aula Inaugural da Unidade Mais Integral Zeca Branco da Rede Pública Municipal de ensino.

Estiveram presentes, o Secretário da Educação, David Ximenes; a equipe da Unidade de ensino composta pelos professores e a diretora Aldenir de Jesus, coordenadores da educação, os Pais e os alunos matriculados.

Na ocasião a prefeita destacou a importância do município contar com a sua primeira escola de tempo integral que será um espaço destinado ao melhor aprendizado. Vanessa pediu ainda a dedicação de todos os alunos e a participação de cada pai no desenvolvimento escolar de seus filhos.

O evento foi marcado ainda com a entrega de vários kits escolares e fardamento para os alunos e uma palestra ministrada por Marcílio Ximenes.

#Educação 31/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED PEDREIRAS REALIZA 2º SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO E PREFEITA ANUNCIA PROJETO D ELEI QUE CONCEDE AUMENTO DE 4% PARA PROFESSORES EFETIVOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
#Educação 30/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALUNOS PROMOVEM A II FEIRA DO PROGRAMA JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS.

Os alunos da escolas da rede pública municipal de ensino de Pedreiras,Carlos Martins,Ernildo Oliveira ambas na sede e Benilde Nina do povoado Alto de Areia e Elias Rodrigues de Marianopolis promoveram na noite desta quinta-feira (30), uma feira com diversos produtos. A iniciativa encerrou as atividades do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Os estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental venderam e compraram produtos confeccionados por eles mesmos, exercitando, de forma lúdica, os conceitos de mercado e de educação financeira.

A II Feira do JEPP encerrou as atividades do ano do programa desenvolvido por meio de parceria entre a Fundação Municipal de Educação e Sebrae. Durante o ano, semanalmente, são repassados conteúdos cuja proposta é fomentar o empreendedorismo, proporcionando a prática, estudo e debate na sala de aula, desde o ensino fundamental, possibilitando que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores, incentivando-os a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

A prefeita de Pedreiras,Vanessa Maia que também participou do evento disse "É uma forma muito interessante de prática pedagógica que permite ao aluno lidar com as questões financeiras, aprender a precificar o que produz e entender a importância de poupar.

O secretário de educação David Ximenes enfatizou que na prática, eles aprendem a valorizar o que ganham e podem desenvolver uma melhor relação com o dinheiro e assim obterem conhecimento sobre ganho financeiro.

#Educação 25/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA O PREPARO DO TERRENO ONDE SERÁ CONSTRUÍDA A NOVA ESCOLA DO BAIRRO DO DIOGO

A Prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, o secretário de Infraestrutura, Marcos Brunieri e vereadores, assinaram na manhã desta terça-feira (25), a ordem de serviço que autoriza a equipe da infraestrutura do município a proceder com o preparo do terreno para mais uma importante obra, a construção da nova escola do Bairro do Diogo que brevemente será iniciada.

A nova escola contará com 5 salas de aulas, quadra poliesportiva e atenderá a todos os requisitos do ministério da educação, onde irá atender cerca de 350 alunos.

Na ocasião, a prefeita agradeceu a presença de todos e disse que tudo isso só será possível graças a indicação do deputado federal Juscelino Filho, atualmente ministro das Comunicações, que sempre tem contribuído com a sua administração e com o povo de Pedreiras.

Emocionada, Vanessa disse que a contrução dessa escola será uma grande marca do seu governo, pois isso demonstra o compromisso da gestão.

Vanessa Maia lembrou que ao longo de sua administração já reformou 13 escolas no padrão que oferece mais dignidade aos alunos e professores, e que ela pretende dar continuidade na reforma e reconstrução de mais escolas que ainda não passaram por esse processo de transformação, mas que sua meta é deixar tudo organizado para as futuras gerações.

#Educação 22/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE PEDREIRAS REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO VOLTADO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.

A Prefeitura Municipal de Pedreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estará desenvolvendo durante toda esta quinta-feira, 22,um Curso de Formação em Educação Especial. A formação é destinada aos profissionais de Educação do fundamental I de 1°ao 5° ano incluindo professores e supervisores.

Com o tema voltado para a inclusão, o encontro debate o aprendizado com as diferenças de forma que o ensino venha ser de forma igualitária para todos além de trabalhar estratégias que venham a garantir um aprendizado melhor para o público especial focando sempre a responsabilidade dos pais para que o trabalho seja conjunto.

Quem também esteve prestigiando o curso foi a prefeita Vanessa Maia que destacou sobre o avanço que vem tendo a educação nos últimos anos e as diversas capacitações que vem acontecendo com o apoio da prefeitura.

#Educação 29/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO TEMPO DE RECONSTRUIR REALIZA ENTREGA DA NOVA REFORMA E AMPLIAÇÃO ESCOLA ELIAS RODRIGUES E DA QUADRA POLIESPORTIVA DE MARIANÓPOLIS
#Educação 13/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO REALIZA ENTREGA DA ESCOLA BALÃO MÁGICO APÓS REFORMA

A Prefeitura de Pedreiras, através da Secretaria de Educação, entregou na manhã desta segunda-feira,13, mais uma escola reformada à população. Dessa vez a Unidade de Ensino Balão Mágico, localizada na Rua Projetada, Bairro do Engenho. Há bastante tempo a escola implantada no prédio do extinto colégio CAIC, não oferecia condições necessárias, pois toda sua estrutura estava bastante comprometida com diversos problemas.

Assim que assumiu o governo a prefeita Vanessa Maia se comprometeu em ali realizar uma grande reforma que oferecesse um melhor espaço para os alunos e professores, pois ela viu a necessidade de o mais breve possível ali realizar uma reforma, haja visto o pedido também da direção e dos professores.

O equipamento, que passou por manutenções, recebeu o investimento, por meio de recursos próprios do município, e passou a contar com nova pintura, novas instalações elétricas, quadro de vidro, ar condicionado, novas carteiras, brinquedos, além de uma ampla cozinha para o preparo da merenda.

De acordo com a diretora da escola, Raicley de Maria, a unidade escolar apresentava danos significativos, causando riscos à comunidade escolar. "Hoje estamos vivenciando um novo tempo, pois a prefeita Vanessa Maia cumpriu com sua palavra e ver a escola em boas condições enche meu coração de alegria, acredito que agora sim, os alunos poderão aprender muito mais e nossos professores trabalharão satisfeitos em um espaço que proporcione a eles mais dignidade," disse a diretora.

A prefeita Vanessa Maia que ali se fez presente na entrega ao lado do vice-prefeito Walber Rodrigues, disse que esta é a décima segunda escola reformada desde o início da gestão, e que até dezembro mais escolas serão entregues. A gestora acrescentou, ainda, que além dessa reforma contemplará a unidade com mais sala de aulas onde os espaços não aproveitados serão reaproveitados para a matrículas de mais alunos, que a cada dia vem crescendo no município em razão desse trabalho de transformação que vem passando a educação.

Participaram, também, da solenidade o esposo da prefeita, empresário Fred Maia, os vereadores Gard Furtado, Neguim Silva, Jotinha, Jamison Fernandes,Waldete Cruz, Iaciaria Rios, Zé de Renato,Totinho Sampaio, além de secretários do governo, equipes da educação e todo corpo docentes e discente da escola, bem como a participação do secretário de educação David Ximenes que salientou o compromisso da prefeita Vanessa Maia que a cada dia vem se esforçando ao máximo para oferecer uma educação de qualidade.

#Educação 01/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITA VANESSA MAIA REALIZA ENTREGA DE FARDAMENTO COMPLETO PARA MOTORISTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR.

A Educação de Pedreiras vive um novo momento é que através do trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeita Vanessa Maia muitas já foram as conquistas no decorrer de apenas dois anos frente da gestão. Inúmeras ações podem ser visíveis e notória a quem antes conheceu e vivenciou e quem atualmente convive. Foi através do governo tempo de reconstruir que várias escolas já passaram por reformas que não deixa a desejar em relação as escolas privadas. Todo esse trabalho é feito com carinho, garante a prefeita Vanessa Maia que em todas suas falas tem como meta ao longo de seu mandato reformar todas as escolas da sede e zona rural. Mas além de uma boa estrutura predial a prefeita reconhece também que o professor, o agente de limpeza, o vigia, a merendeira, o motorista enfim toda a classe educacional merece ser valorizada. No decorrer de sua gestão mais de 48% de reajustes já foram concedidos aos professores da rede pública municipal de ensino. E como forma de prepara-los já que a volta às aulas se aproxima.

Pela primeira vez na história da educação foi dado início ao 1º simpósio que trata sobre a educação que queremos voltado para gestores,surpervisores,professores onde durante dois dias participaram de palestras ministradas por dois grandes nomes que entendem e sabem o que é educação.

Em continuidade ao simpósio na manhã desta quarta-feira,01 de fevereiro todos os profissionais que englobam a rede municipal de educação participaram de oficinas e treinamentos nunca antes realizado com a categoria que muito elogiou essa inciativa da gestão.

Além da presença do secretário municipal de educação David Ximenes a prefeita Vanessa Maia mais uma vez compareceu e na ocasião realizou a entrega de um fardamento completo para os motoristas do transporte escolar.

A entrega faz parte das ações de padronização e identificação dos servidores municipais, visando garantir a segurança da população na prestação de serviços por profissionais da rede, promovendo serviços com ética, transparência e responsabilidade.

#Educação 31/01/2023 CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE PEDREIRAS E SEMED PROMOVEM 1º SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SOB TEMA BASE FORTE.

A Prefeitura de Pedreiras deu culminância na segunda-feira,30, ao 1º Simpósio sob o tema "Base Forte, a educação que temos e a Educação que queremos", o primeiro momento contou com a participação de gestores de escolas e supervisores e no período da tarde com classe de professores. Em continuidade ao simpósio na tarde desta terça-feira,31, novamente os professores da rede pública municipal de ensino compareceram ao auditório da Faesf. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação que tem frente de sua pasta o secretário David Ximenes que vem desempenhando um grandioso papel na educação juntamente com todo equipe da Semed.

O simpósio tem como objetivo discutir os avanços da educação nos últimos anos da gestão tempo de reconstruir, e o que se pode fazer para continuar avançando e aproximando todos esses profissionais de conceitos e práticas modernas a serem empregadas com uma linguagem acessível aos educandos e os colocando como protagonista de seu aprendizado, ao despertar neles a curiosidade e os munindo de ferramentas que os levem à investigação.

Ao participar do simpósio a prefeita Vanessa Maia destacou os grandes investimentos que vem realizando na educação no que tange a reforma de escolas que dão mais dignidade para o ensino aprendizado, em como a valorização dos professores que desde sua gestão tem ganhado e muito com reajustes salariais como forma de reconhecer a importante missão efetuada por esses mestres no cotidiano, e disse que educação será sempre um dos pilares de seu governo, pois continuará sempre desenvolvendo ações que venham sempre a beneficiar a todos.

Na programação dois relevantes nomes como Alex Correia e Igor Fagner estiveram ministrando palestras do interesse do público alvo que participou em peso desse momento.

Satisfeito com o sucesso desse simpósio o secretário David Ximenes enalteceu o trabalho de todos que fazem a educação e agradeceu a prefeita Vanessa Maia por sempre ser sensível a esta causa e sempre o apoiá-lo quando o assunto é oferecer o melhor para a educação. David salientou que o simpósio dará continuidade durante toda essa semana com oficinas voltadas para todas as categorias da educação que acontecerão nas escolas Janoca Maciel, Raimundo Monteiro e Pingo de Gente que atualmente passaram por um processo de transformação nessa gestão. E finalizou reafirmando que o ano letivo terá inicio nesta sexta-feira dia 03 de fevereiro.

#Educação 23/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BOA NOTÍCIA: PREFEITA VANESSA MAIA ANUNCIA REAJUSTE DE 15% PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO.

A prefeita Vanessa Maia anunciou na manhã desta segunda-feira,23, o reajuste de 15%,para os professores da rede pública Municipal de ensino de Pedreiras,valor superior ao piso nacional anunciado pelo Governo Federal ( 14,95).

Em um vídeo gravado ao lado do secretário de educação,David Ximenes,Vanessa fez questão de anunciar essa boa notícia,como forma de contribuir e valorizar os professores da rede municipal de ensino que desempenham um papel fundamental na educação.

E como educação é uma das prioridades da gestão municipal, a Educação vem nestes dois anos acumulando ganhos significativos quanto a sua valorização, onde direitos básicos foram finalmente respeitados e condições de trabalho estão sendo melhoradas, acompanhe:

.Pagamento de décimo terceiro salário

.Pagamento de 1/3 de férias

.Merenda escolar de qualidade

.Reforma de 11 escolas municipais já concluídas e entregue no padrão governo tempo de reconstruir,mas segundo a prefeita o trabalho dará continuidade tanto na sede quanto na zona rural.

Vanessa Maia falou sobre a importância destes profissionais para o desenvolvimento da sociedade e finalizou com uma frase marcante que reconhece e acredita que só a educação transforma.

#Educação 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PEDREIRAS, PROMOVE “JEEP” A I FEIRA DO JOVEM EMPREENDEDOR PRIMEIROS PASSOS COM APOIO

A Secretaria Municipal de Educação de Pedreiras, em uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, com a proposta de educação empreendedora - Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que atua com o objetivo de Incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações, para estudantes do ensino fundamental realizou na manhã desta quarta-feira (07), a Feira do empreendedor, com os alunos da rede municipal de ensino torando o município pioneiro neste projeto.

A feira aconteceu no anfiteatro Dom Jacinto e a mostra contou com barracas com venda de produtos confeccionados pelos alunos, apresentação dos projetos sociais desenvolvidos pelos alunos e o resultado principal, do pensamento empreendedor desenvolvido pelos estudantes.

Participaram do evento a prefeita Vanessa Maia, o secretário de educação David Ximenes, vereadores, professores e gestores das escolas participantes, além presença da gestora de cultura de empreendedorismo do Sebrae-MA.

A experiência dos alunos foi algo primordial para deixar o JEPP com tamanho sucesso e tudo isso, graças ao empenho de cada aluno e o incentivo da gestão municipal para a realização desse evento que servirá de modelo para outros que virão futuramente disse o secretário de educação David Ximenes.

A prefeita Vanessa Maia que também participou do evento disse que iniciativas como esta são sempre bem vindas, e que a prefeitura será sempre parceira em se tratando de qualificar os alunos da rede pública municipal de ensino visando dar oportunidade para que eles possam a partir desses projetos terem uma visão melhor de conhecimento acerca de empreender para geração de renda e quem sabe torná-los grande homens e mulheres no ramo empresarial.

Do projeto

O JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um curso proposto pelo Sebrae para o Ensino Fundamental, o qual incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e coletividade.

#Educação 21/10/2022 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) FESTA DOS PROFESSORES FOI COMEMORADA EM GRANDE ESTILO EM PEDREIRAS.

O Dia do Professor, como de praxe não pode passar em branco e foi comemorado com muito estilo na noite de ontem quinta-feira (20) pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o evento na maçonaria do Bairro do Engenho.

O evento contou com um grande público de professores da rede municipal de ensino e toda equipe de educação.

A iniciativa reforça a política de valorização do servidor adotada pela gestão da prefeita Vanessa Maia.

O evento contou ainda com o sorteio de valiosos prêmios como forma de reconhecer o trabalho de cada profissional.

Para os profissionais da educação, os investimentos nesse sentido foram inúmeros nos últimos meses.

A Prefeitura transformou estruturas escolares precárias em ambientes funcionais, acolhedores, com condições dignas para os profissionais exercerem suas funções. Investiu em novos mobiliários, recurso pedagógicos de alto padrão, bibliotecas escolares e outras conquistas.

Além disso, promove constantemente formação, "Nos últimos anos, conseguimos oferecer várias melhorias aos nossos profissionais, alunos e toda a comunidade escolar.

Nossa finalidade é dar melhores condições de estudo e trabalho para que essas melhorias reflitam na qualidade do nosso ensino", destacou David Ximenes, secretário de Educação.

Ascom

#Educação 08/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Melhor aprendizado: Prefeitura de Pedreiras investe em alimentação escolar de qualidade.

Seguindo orientação da prefeita Vanessa Maia, as escolas municipais seguem a risca a qualidade da alimentação escolar dos alunos.

Ciente de que muitos alunos em situação de vulnerabilidade só têm a alimentação da escola disponível diariamente, Vanessa fez questão de inserir no cardápio escolar, alimentos que alimentem de forma saudável os alunos.

Nas 33 escolas municipios, 6.200 alunos são alimentados com refeições diárias.

Segundo a nutricionista da Uanep, Nayara Cosse, a nutrição não se restringe ao fato de manter a criança bem alimentada.

"Ela está ligada a diversos itens, imprescindíveis para o desenvolvimento corporal, motor e intelectual. Por isso, comer adequadamente influencia até mesmo no aprendizado dos nossos alunos", afirma a nutricionista.

A prefeita Vanessa que tem destacado a importância da Educação na sua gestão, diz que os avanços não são somente na parte física.

"Nós já reformamos e ampliamos 11 escolas, sem esquecer claro, de demais aspectos que contribuem para um bom aprendizado, como é o caso da boa alimentação", diz Vanessa.

#Educação 07/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza avaliação de Indicadores de qualidade da Educação Infantil.

A Secretaria Municipal de Educação de Pedreiras, realiza durante toda está sexta-feira,07, o I encontro para a autoavaliação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil nos Centros de Educação Infantil e Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino que ofertam a modalidade.

Essa é uma ação que visa verificar a qualidade do ensino, a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, além de outros indicadores relevantes".

O Processo de Avaliação aconteceu de forma democrática com a participação de familiares, professoras, auxiliares de turma, equipes de apoio, equipes gestoras das instituições e técnicas da Secretaria Municipal de Educação.

O resultado da avaliação de cada instituição resultará na elaboração de um plano de ação que será construído por técnicos da SEMED e equipes gestoras das instituições visando sanar os indicadores avaliados como negativo, podendo melhorar o índice de qualidade das instituições.

Essa é mais uma ação desenvolvida pela SEMED para garantir os direitos e o desenvolvimento integral das crianças de nosso município e nortear políticas públicas municipais na garantia de uma Educação Infantil de Qualidade, com compromisso e responsabilidade.

#Educação 14/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO APÓS REFORMA PREFEITA VANESSA MAIA ENTREGA NESTE SÁBADO,17/SET A UNID. DE ENSINO SOTERO DOS REIS NO POVOADO SÃO RAIMUNDO

Com o propósito de levar uma educação de qualidade a todo município, a Prefeitura de Pedreiras, por meio da Secretaria de Educação vem gradativamente ampliando e reformando todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino. A Escola Municipal Sotero dos Reis, localizada no Povoado São Raimundo foi uma das escolas que foram contempladas com a reforma, e hoje conta com um espaço mais agradável para abrigar alunos e professores no que tange ao ensino aprendizagem.

Antes o prédio da escola não oferecia a mínima condição para o bom aprendizado dos alunos, não possuía forro, não era climatizada entre outros problemas. Mas através da gestão Tempo de Reconstruir a história é outra, a escola recebeu nova pintura, novo forro em todo o prédio, além de salas climatizadas e lousas de vidro propiciando mais saúde para o professor que não mais será obrigado a usar o giz e sim o pincel. Todo esse trabalho demonstra o carinho e o compromisso de uma administração que não mede esforços para fazer sempre o melhor em beneficio de seu povo.

De acordo com a prefeita Vanessa Maia todo este trabalho faz parte de seu compromisso de campanha e que mais escolas tanto da sede quanto da zona rural passarão por grandes transformações e o mesmo padrão. A unidade de Ensino Sotero dos Reis será entregue sábado,17 de setembro às 9h da manhã.

#Educação 09/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITA VANESSA MAIA REALIZA ENTREGA DA ESCOLA CASTRO ALVES, TOTALMENTE REFORMADA E AMPLIADA NO POVOADO SANTA CANTÍDIA

A Prefeitura de Pedreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, concluiu a reforma da Unidade de Ensino Castro Alves, localizada no povoado Santa Cantídia.

A escola foi totalmente reformada e ganhou revestimento cerâmico na cozinha, recuperação dos banheiros, revisão elétrica e hidráulica, instalação de cobertura, pinturas e outros serviços.

O secretário municipal de Educação, David Ximenes, parabenizou toda a equipe envolvida nas obras de melhoria da unidade escolar. "Este um governo pautado no compromisso e na valorização das pessoas, em que a prefeita Vanessa Maia investe tanto a educação na área urbana, quanto na rural. A educação nesta comunidade vai avançar com as novas instalações deste espaço de ensino.E vamos continuar trabalhando, buscando recursos, fazendo os investimentos necessários para fortalecer cada vez a educação pública do município".

Agradecido e emocionado pelo novo espaço o diretor da Escola, Zildo parabenizou a prefeita e agradeceu em nome de todos os profissionais, alunos e comunidade por este novo prédio que proporcionará mais qualidade de vida para todos.

Para a prefeita Vanessa Maia tudo isso é apenas o começo de mais conquistas que a população será beneficiada, pois em se tratando de trabalho sua gestão não medirá esforços e que durante este mês de setembro mais escolas serão entregues. Na oportunidade os alunos realizaram uma pequena apresentação e em seguida foi feito o corte da fita e o descerramento da placa de entrega da unidade de ensino.

#Educação 31/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALUNOS DO COLÉGIO CARLOS MARTINS SÃO OURO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

Os alunos do 9º ano, João Marcelo e João Guilherme Silva de Oliveira, da Unidade Escolar Carlos Martins, da Rede Municipal de Ensino conquistaram a premiação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), deste ano. Outros 3 alunos da mesma escola ficaram com medalhas de ouro e bronze.

A OBA é aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente, sendo voltada para os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.

A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.

Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico.

Todos os professores envolvidos no processo, bem como a escola e também os gestores escolares recebem os seus certificados.

#Educação 11/08/2022 CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE PEDREIRAS OFERECE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

A Prefeitura de Pedreiras, por meio da Secretaria de Educação, ofereceu aos profissionais da Rede de Ensino, nos dias 10 e 11 de agosto,o Programa de Formação Continuada para professores da educação infantil da rede pública municipal de ensino.

A formação foi realizada no Centro Comunitário Paulo VI, e teve como palestrante Madalena Monteiro,formadora do laboratório de educação onde ali abordou temas pertinentes que envolve temáticas da Educação Infantil para que a partir dessa iniciativa o público infantil saia ganhando quanto ao aprendizado em sala e o estímulo aos pequenos.

O objetivo principal deste trabalho é demonstrar a importância da Formação Continuada para o desenvolvimento de boas práticas na Educação Infantil.

Na oportunidade os profissionais da educação infantil participaram de oficinas de leitura,confecção de artes e outros materiais.

Ana Leide, coordenadora da educação infantil disse que formações como está possibilitam a interação entre professores e alunos e levam até a sala de aula uma melhor aplicabilidade de conteúdos interativos com os alunos permitindo uma análise da realidade de cada um sem a fuga do conteúdo que deve ser abordado, além de permitir o intercâmbio de experiências, em que o saber não se constitui apenas no resultado final do processo de aprendizagem, igualmente presente no processo de construção do conhecimento.

ASCOM-PEDREIRAS

#Educação 13/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITA VANESSA MAIA ENTREGA NOVAS INSTALAÇÕES DO COLÉGIO DR. HERSCHELL CARVALHO

Na manhã de segunda-feira, 13 de Junho de 2022, Pedreiras recebeu as novas instalações do Colégio Dr. Herschell Carvalho.

A entrega foi marcada por diversas homenagens tanto para os secretários que estiveram comandando a reforma, quanto para a prefeita Vanessa Maia, a qual se emocionou bastante com as declarações.

"A educação é a base da sociedade e a base precisa ser forte", com essas palavras, o secretário David Ximenes, falou da importância da educação na nossa cidade e também de como ela muda o rumo de uma sociedade.

A escola que conta com 33 profissionais e atende de mais de 400 alunos, ganhou uma reforma ampla, devolvendo aos alunos a dignidade que eles merecem ter. Um ambiente escolar adequado eleva o nível do aprendizado e faz com que os alunos tenham mais interesse em ir para a escola.

"Nós somos responsáveis por essa propagação, por propagar a educação, o conhecimento. Graças a Deus estamos conseguindo mudar a realidade, não vou dizer que está devagar, pois nunca uma administração fez tão rápido e tantas coisas, não só pela educação, mas também por todas as demais áreas, a gente tem se esforçado bastante, ainda estamos somente com um ano e meio e muito mais ainda está por vir. Hoje as crianças recebem de volta o Colégio Dr. Herschell Carvalho e vão poder estudar com mais tranquilidade e conforto, como é de direito delas." enfatizou Vanessa Maia

Assim como foi entregue o Colégio Dr. Herschell Carvalho, mais quatro estão se aproximando da fase de conclusão, sendo as Unidades de Ensino Raimundo Monteiro e Janoca Maciel e os Jardins de Infância Pingo de Gente e Reino Infantil.

#Educação 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL DE PEDREIRAS GANHA REFORÇO

Desde o início da gestão, a prefeita Vanessa Maia tem investido na Educação, como forma de desenvolvimento do indivíduo.

Exemplo disso, é o aumento do número de professores qualificados para o atendimento à Educação Especial.

Na gestão anterior, 17 profissionais atuavam na Educação Especial. No primeiro ano de gestão da prefeita Vanessa Maia, 40 educadores se revezavam no cuidado aos alunos com deficiência. Este ano, o número aumentou para 54, com previsão para seguir sendo ampliado.

Para a coordenadora da Educação Especial no município, Alana Clice, o investimento que tem sido feito na contratação de pessoas para atender às pessoas com deficiência é o retrato do compromisso da gestão com o bem estar das pessoas.

" A prefeita triplicou o número de profissionais da Educação Especial. Para nós educadores isso mostra o quanto a gestão está empenhada em proporcionar qualidade de vida para às famílias pedreirenses", diz Alana.

Na rede municipal de ensino existem 231 pessoas com deficiência matriculados laudados.

"Nós sabemos o quanto esse cuidado faz a diferença na educação das crianças e o quanto é importante para as famílias verem que pode contar com o apoio da Prefeitura", reforça a coordenadora.

De acordo com os pais, a ampliação do quadro reflete diretamente na melhoria do aprendizado dos alunos.

" A partir do momento em que o número de professores aumentou, o acompanhamento do Samuel começou a ser feito mais de perto, o aprendizado dele melhorou demais, é uma benção", diz Lia, mãe de Samuel , que tem 12 anos e é autista , acrescentando que as adaptações usadas pelos professores ajudam seu filho a perceber que ele é capaz.

#Educação 08/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PEDREIRAS REALIZA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES- ANOS INICIAIS DO 1º AO 3º ANO

O evento ocorreu durante a manhã e tarde desta terça feira (8 de março) no auditório da ACIAPE, e fizeram parte os professores do ensino fundamental menor, do 1º ao 3º ano, com o tema: Sequência Didática: o que é e como se faz.

Foram apresentadas formas didáticas como músicas, leitura de histórias entre outras para o aprendizado e participação direta das crianças em sala de aula.

Gislena Sales, coordenadora do Ensino Fundamental Menor, falou sobre a importância do evento: "Estamos trazendo capacitação para os professores tanto da sede quanto da zona rural, tratando da didática e do planejamento.."

Algumas professoras também destacaram a importância e o quanto o evento agregou conhecimento para a vivência em sala de aula.

#Educação 25/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE PEDREIRAS GANHA NOVO TRATAMENTO E COLÉGIO HERSCHELL CARVALHO PASSA POR GRANDE REFORMA COMO JAMAIS VISTO ANTE

A Prefeitura de Pedreiras continua mantendo seu calendário de reforma nas escolas, sempre preocupada coma qualidade do local de aprendizado dos alunos, que é de grande importância nesse processo, e por meio da Secretaria de Infraestrutura está realizando uma grande reforma na Unidade de Ensino Herschel Carvalho, devido a umidade está sendo trocado todo o piso, rebocos, e a escola contará também com nova fiação e climatização das salas.

Antes desta reforma que está acontecendo o prédio estava esquecido, o que prejudicava aos alunos e professores, por conta da umidade, calor e insalubridade que o prédio oferecia. Com o olhar da gestão Tempo de Reconstruir a escola terá outra cara!!

Há muito tempo a escola não passava por reformas, eram feitos apenas reparos, é o que afirma seu Geraldo Lima, morador do bairro Goiabal, onde a Unidade de Ensino está localizada. "Tudo que víamos eram algumas pinturas e reparos, reforma assim é a primeira vez"

A reforma e a qualidade de ensino não são uma preocupação só dos professores e alunos da escola, mas da vizinhança em geral, e em breve se tornará realidade.

#Educação 23/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO PEDREIRAS GANHARÁ ESCOLA DE INOVAÇÃO
#Educação 12/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITA VANESSA MAIA INAUGURA EM PEDREIRAS O MODERNO E ESTRUTURADO JARDIM DE INFÂNCIA FÁTIMA ROMA.

Tarde de muita alegria para todos os pedreirenses, especialmente os que trabalham na educação. A Prefeitura Municipal inaugurou nesta sexta-feira (11), o Jardim de Infância Fátima Roma, que atenderá até 300 crianças de 1 ano e 6 meses até 5 anos.

A obra foi um compromisso assumido pela prefeita Vanessa Maia, que em discurso lembrou que sofria ao ver o antigo Ciro Rego, escola que foi tão importante para a cidade se deteriorar.

"A entrega dessa obra é um presente não só para famílias, crianças e educadores, mas para mim também. Eu estudei aqui no Oscar Galvão, trabalhei ali no Fórum, e sempre que olhava para o antigo Ciro Rego sabia que ele poderia abrir não só uma obra de tijolos e cimento, mas de sonhos. E hoje estamos entregando exatamente isso", diz a gestora.

De acordo com Vanessa Maia, a homenagem mais que merecida a grande Fátima Roma coroa um novo momento na educação de Pedreiras.

"Essa escola não terá somente uma estrutura adequada, confortável, climatizada, mas também uma merenda de muita qualidade, porque a gente sabe que existem muitas crianças que não têm o que comer em casa e vem para a escola somente devido a alimentação", alerta Vanessa, lembrando ainda que o espaço também terá uma estrutura de vídeo monitoramento para que os pais possam acompanhar o dia a dia de suas crianças.

A chefe do Executivo lembrou que os demais equipamentos de educação do município seguirão esse padrão.

"Nós redormaremos todas as escolas municipais de Pedreiras, climarizaremos e todas terão a melhor merenda escolar que Pedreiras já viu", destacou Vanessa Maia.

Muito emocionada a filha de Fátima Roma, Lígia Fernanda, externou sua gratidão ao público, destacando a felicidade em saber que a creche que leva o nome de sua mãe agora será referência em educação.

"Minha mãe sempre lutou pela educação, e essa creche, que leva seu nome, continuará fazendo aquilo que ela sempre batalhou, que é a transformação de vidas", disse Fernanda.

Ligia Fernanda Roma.

Estiveram presentes durante a cerimônia secretários municipais, uma comitiva de vereadores acompanhada da chefe do legislativo, Marly Tavares, o vice prefeito Dr. Walber e familiares da homenageada Fátima Roma.

#Educação 08/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação Empreendedora: Professores de Pedreiras participam de formação Educação Empreendedora: Professores de Pedreiras participam de formação
#Educação 04/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Pedreiras realiza visita técnica na cidade de Matinha Secretaria de Educação de Pedreiras realiza visita técnica na cidade de Matinha para acompanhar o funcionamento de uma Educação Empreendedora
#Educação 25/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Pedreiras faz busca ativa nos bairros da cidade para realização da matrícula escolar Secretaria de Educação de Pedreiras faz busca ativa nos bairros da cidade para realização da matrícula escolar
#Educação 05/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Jardim de Infância Fátima Roma em Pedreiras está com matrículas abertas Jardim de Infância Fátima Roma em Pedreiras está com matrículas abertas
#Educação 23/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escolas de Pedreiras recebem carteiras novas Escolas de Pedreiras recebem carteiras novas
#Educação 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO: Escolas recebem carteiras novas COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO: Escolas recebem carteiras novas
#Educação 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura encerra em grande estilo a festa de formatura dos Doutores do ABC 2021 Prefeitura encerra em grande estilo a festa de formatura dos Doutores do ABC 2021
#Educação 16/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Pedreiras realiza grande festa de formatura dos Doutores do ABC Prefeitura de Pedreiras realiza grande festa de formatura dos Doutores do ABC
#Educação 06/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Aluno da rede municipal de ensino de Pedreiras é destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Gustavo Henrique foi destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia
#Educação 10/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Município de Pedreiras é finalista da etapa estadual do prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora. Professor Marcus Krause, autor do projeto.
#Educação 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Gestão Tempo de Reconstruir tem olhar especial para a merenda escolar do município Gestão Tempo de Reconstruir tem olhar especial para a merenda escolar do município
#Educação 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Pedreiras realiza uma super festa em comemoração ao Dia do Professor Vanessa Maia esteve presente na festa dos professores.
#Educação 14/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Pedreiras realiza o "Dia do Brincar" com crianças da Educação Infantil. Dia do Brincar com crianças da educação infantil em Pedreiras.
#Educação 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Pedreiras realiza Operação Mais Ideb focando bom desempenho na prova Brasil Formação objetivando melhorar os índices educacionais em Pedreiras.
#Educação 09/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Pedreiras realiza formação com os professores de apoio da educação especial. Formação para professores da educação especial.
#Educação 19/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação de Pedreiras discute formato de retorno às aulas

A secretária de Educação reuniu na tarde desta segunda-feira,19, gestores escolares para tratar sobre o retorno às aulas, previsto para dia 4 de agosto.

Com o avanço da vacinação em Pedreiras, que já vacina público de 18 anos e, até final de agosto, deverá ter vacinado todos os profissionais da Educação, a ideia da Secretaria é que o retorno se dê no formato híbrido, com 50% dos alunos em sala de aula.

Os gestores receberam a proposta de forma positiva e se colocaram à disposição para preparar as escola para receber os alunos de forma segura e dentro dos protocolos de saúde.

O próximo passo, segundo Maria do Amparo, é levar a proposta ao Conselho Municipal de Educação para avaliação do Plano.

#Educação 02/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Militar já está mais próxima de virar realidade em Pedreiras

Em visita a Pedreiras na manhã desta sexta-feira,02, os secretários estaduais de Indústria, Comércio e Energia, e de Governo, Simplicio Araújo e Diego Galdino, respectivamente, visitaram obras estaduais que ajudarão no desenvolvimento do município

Quando do aniversário de Pedreiras, em 27 de abril, o secretário de Segurança do Estado, Jefferson Portela assumiu compromisso com o Executivo de implantar a escola militar no espaço onde era o Caic.

Nesta sexta-feira,02, o secretário de Governo, Diego Galdino ao lado do secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo vistoriou as instalações do local, na perspectiva de levar todos os detalhes para o governador Flávio Dino, para que possa ser dado início às obras.

"A pedido da prefeita Vanessa e do secretário Simplício nossa equipe de engenharia irá fazer a vistoria do Prédio, para que em breve tenhamos um orçamento para iniciar a reforma, que de antemão, é bem amplo, com quadra, anfiteatro, campo. A educação é a base do governo Flávio Dino e sem dúvidas iremos apreciar o projeto com carinho e anunciar em breve a sua reforma," diz Galdino.

Parque João do Vale

O Parque João do Vale, tem obra orçada em R$ 2.5 milhões e está com 90% das obras concluídas, com previsão de inauguração para o mês de setembro.

Dentro do espaço terão novo estacionamento, com 100 vagas; auditório; parques infantis; pistas de atletismo e ciclismo, com 750 metros de extensão no total; quadras esportivas; restaurante; conservação das árvores existentes no espaço; o Museu João do Vale, que irá homenagear o famoso artista maranhense. E hoje, o secretário de Governo, Diego Galdino ainda anunciou uma Escola de Música para o local.

Hospital

O Hospital Regional também está com suas obras bem adiantadas e com 90% concluídas, deverá ser inaugurado em setembro, juntamente com o Parque João do Vale.

O secretário Simplício destacou o diferencial da nova gestão em buscar constantes melhorias para o município através do Governo do Estado.

"Na vida tudo depende de um bom relacionamento e, no passado, nós tínhamos dificuldades nesse relacionamento aqui na cidade de Pedreiras, hoje com a prefeita Vanessa, juntamente com os vereadores, nós temos um afinamento forte com o Governo Flávio Dino, que sempre quis muito ajudar Pedreiras mas não tinha essa abertura. Então isso é importante para fluir a relação, e para que as obras cheguem até o povo", pontuou Araújo.

Acompanhando a visita, a prefeita Vanessa Maia falou da importância das parcerias para o desenvolvimento do município.

"Nós sabemos que o município sozinho não faz nada. Precisamos de parceiros e nós estamos em busca disso. E, graças a Deus temos contado com a sensibilidade do governador Flávio Dino, dos secretários estaduais, deputados e senadores amigos, que estão atentos às demandas da nossa Pedreiras. Isso é de grande importância para nossa cidade dar um salto de qualidade", afirma Vanessa.

Estiveram presentes à visita com os secretários estaduais, secretários municipais, vereadores Neguim Silva, Marly Tavares, Valdete Cruz, Emanuel Nascimento, Gard Furtado, Zé Renato, Totinha Sampaio, Ivan Lima, diretor do Hospital de Campanha e o tenente coronel, Miguel da Silva e Fred Maia.

#Educação 25/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Professores da Educação Infantil participam de formação realizada pela Prefeitura Municipal

A Prefeitura Municipal de Pedreiras, através da Secretaria de Educação realiza o III Ciclo de Formação para os Professores da Educação Infantil.

Desde o mês de abril, as formações têm o objetivo de capacitar os professores da Educação Infantil de Pedreiras em formato online. Nesta sexta-feira, 25, a atividade aconteceu presencialmente pela primeira vez, após o início do ano letivo.

Para a secretária de Educação, Maria do Amparo, a possibilidade de estar presencialmente com os professores fecha o semestre com chave de ouro.

A Formação aconteceu na Unidade de Ensino Carlos Martins, com os professores divididos em 8 salas, respeitando assim todos os protocolos de segurança contra covid.

Estiveram presentes, além da secretaria de Educação, a coordenadora da Educação Infantil, todos os supervisores e alguns gestores e técnicos da SEMED.

Os professores aprofundaram seus conhecimentos colocando em prática a Leitura dentro do DCTMA( Documento Curricular do Território Maranhense).

#Educação 10/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Busca Ativa pretende reduzir os índices de evasão escolar em Pedreiras

A Prefeitura de Pedreiras realizou na noite desta quarta-feira,09, a implantação do Programa Busca Ativa. O Programa é uma plataforma gratuita desenvolvida para ajudar os municípios no enfrentamento da exclusão escolar e a identificação, registro e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Durante o evento, a prefeita Vanessa Maia assinou o decreto que instituiu o Comitê do Busca Ativa que irá mobilizar a sociedade local para o enfrentamento dos problemas relacionados a evasão escolar em Pedreiras.

"Ao tomarmos conhecimento da situação em nosso município, prontamente aderimos ao programa, porque nosso objetivo não é somente reduzir os índices de evasão escolar, mas contribuir no desenvolvimento do futuro das nossas crianças e adolescentes", afirma.

Na oportunidade também foi lançado o número (99). 982778925 para que a população possa avisar caso encontre alguma criança ou adolescente fora da escola.

Segundo a secretária de Educação, Maria do Amparo, em levantamento realizado pela Secretaria, cerca de 300 crianças estão fora da escola no município, e diante da nova modalidade de ensino, torna-se necessário que as instituições de ensino se reinventem para que se possa garantir a permanência do aluno dentro a escola.

"Nao basta apenas possuírmos um olhar social, é necessário um olhar sensível, para que possamos analisar todo o contexto, sobre o motivo do aluno está fora da escola. Sabemos que são diversos fatores, e é primordial conhecer para que se possa transformar, e será através do Busca Ativa em parceria com as demais instâncias que conseguiremos mudar essa realidade", pontua.

#Educação 01/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Projeto da Educação premia alunos da rede municipal de Pedreiras

A Prefeitura Municipal de Pedreiras, através da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda, 31, encerramento do Projeto "Minha cidade tem histórias e belezas que nem a pandemia conseguiu apagar".

O evento, que aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Pedreiras, reuniu servidores da Educação, alunos e famílias.

O Projeto teve o objetivo de resgatar a história de Pedreiras e fortalecer o sentimento de pertencimento nas nossas crianças.

Os alunos, das 36 escolas participantes foram desafiados a construírem uma redação e um desenho que retratasse sua percepção acerca do tema do Projeto.

Uma Comissão formada profissionais de Letras avaliou os textos e imagens e escolheu, a redação de Marcely Karina Santos da Cruz, aluna do 9º ano da Unidade de Ensino Manoel Trindade.

Na categoria desenho, avaliada pelo artista plástico Balbino Pacheco, a vencedora foi Ana Cláudia Sousa Monteiro, aluna do 4°ano da Unidade de Ensino Wilna Bezerra.

Já para o mascote da Educação Infantil, foi escolhido o nome Zeus, com 11.000 votos, em enquete, proposto pela aluna Agatha Sophia S. de Lima, da Educação Infantil do Jardim de Infância José de Ribamar Oliveira.

Os vencedores receberam da Prefeitura Municipal, um tablet.

Os pais dos alunos enalteceram o trabalho realizado pela Educação da atual gestão, especialmente na humanização do serviço prestado à população.

Em sua fala, a secretária municipal de Educação, Maria do Amparo, destacou a união de todos os profissionais da Educação para o fortalecimento do ensino no município.

"Desde o início, a orientação da prefeita Vanessa Maia é avançar na qualidade do ensino e nós da Secretaria estamos atuando em várias vertentes para alcançarmos esse objetivo", pontua.

Participaram do evento, além de toda equipe da Educação, a vereadora Valdete Cruz.

#Educação 11/05/2021 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) Prefeitura determina critérios para concessão de Medalha Princesa do Mearim aos alunos de Pedreiras

A Medalha Princesa do Mearim foi criada através de Lei, em 1997, com objetivo de reconhecer os alunos das redes pública e particular de Pedreiras.

Nesta última semana, prefeita Vanessa Maia determinou os critérios que serão avaliados, considerando o incentivo que os alunos receberão em seus estudos.

De acordo com Decreto 17/2021, participarão alunos do 6º ao 9º ano, das escolas públicas e particulares de nosso município, sendo que, a Medalha será concedida anualmente a um aluno por série escolar, àquele que tiver a maior soma da média de suas notas e da frequência escolar, com pontuação pré-definida.

Em caso de empate entre a soma das notas e frequência, o critério de desempate será a soma da média em Língua Portuguesa; soma da média em Matemática; maior idade, considerando o dia 31 de dezembro do ano em curso. A avaliação anual será feira em 30 de novembro do ano em curso.

As escolas da rede particular que tenham interesse em participar da concessão da Medalha "Princesa do Mearim", deverão firmar convênio com a Secretaria Municipal de Educação.

#Educação 29/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretários de Estado visitam instalações do Caic para implantação da Escola Militar

Presente às comemorações de aniversário de 101 anos de Pedreiras, o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela voltou a fala sobre a urgência em implantar a Escola Militar em Pedreiras, no prédio do antigo Caic.

Ao lado da prefeita Vanessa Maia, do secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplicio Araújo, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto e de vereadores, Portela visitou as instalações do prédio e junto com o Célio Roberto, vistoriaram e já conversaram sobre os próximos passos para dar início a implantação da Escola Militar.

Portela deixou claro que essa modalidade de ensino não consiste em transformar a criança de modo militarizada.

"A Escola Militar leva a compreensão de que a obediência, o respeito, a moralidade e o bom comportamento são instrumentos do sucesso pessoal que a pessoa busca através da educação", disse o secretário de Segurança, reforçando que em breve o Caic será transformado em uma Escola Modelo.

"No estado em que se encontra o Caic, só precisaremos de alguns meses para entregá-la totalmente reformada e com o que há de melhor, não somente em estrutura física, mas sim com a alma da educação que é a presença dos alunos", afirma.

Para a prefeita Vanessa Maia, a Escola Militar irá contribuir em um grau considerável na elevação do índices educacionais do município por ser uma escola referência no estado do Maranhão.

"Toda essa estrutura que vocês estão vendo irá virar uma escola modelo aqui, e em toda região, pois as expectativas são grandes e estamos empenhados em transformar esse sonho em realidade, acentua a chefe do Executivo.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado, Célio Roberto, destaca como esta parceria trará ainda mais benefícios aos estudantes. "É uma parceria que tem tudo para dar certo, porque aqui tem uma junção de esforços que se traduz em políticas públicas das mais importantes que nós temos em educação ", diz.

#Educação 05/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Dia 8 de março: Pedreiras terá retorno às aulas de forma remota

Devido ao aumento de casos da Covid 19 no Maranhão e atual Decreto do Governo do Estado, n°36.531, a volta às aulas na Rede Municipal de Ensino de Pedreiras será na próxima segunda-feira, 08, mas inicialmente no modelo remoto.

Após reunião com os gestores escolares, ficou definido que, na semana de 08 a 12/03/2021, somente cinco escolas irão iniciar de forma remota, ficando a inserção de novas escolas no processo, a depender do desenrolar da pandemia.

As escolas que iniciarão na primeira semana serão: Unidade de Ensino Carlos Martins, Unidade de Ensino João Menezes, Jardim de Infância Fátima Roma, Unidade de Ensino Benilde Nina e Unidade de Ensino Reino Infantil.

A decisão pelo início em 5 escolas, se dá, de acordo com a secretária de Educação, Maria do Amparo, para que a Secretaria possa oferecer todo suporte necessário às escolas para o bom desenvolvimento das aulas, assim como acompanhar todo o processo de ensino aprendizado de forma efetiva e eficaz para os alunos, professores e os pais.

Ainda segundo Amparo, não haverá prejuízo de carga horária e dias letivos em nenhuma escola. "Nossos professores estarão disponíveis nas escolas, em seu referido turno de trabalho para assistência aos alunos e familiares. É um desafio, mas, nós iremos vencer juntos", diz Amparo.

A plataforma de ensino será definida por cada escola, de acordo com a realidade dos alunos.

Serão utilizadas todas as medidas sanitárias para evitar a propagação do coronavírus.

#Educação 24/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Vanessa Maia tenta viabilizar reabertura da CNEC Pedreiras

Dando continuidade a agenda em Brasília, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, esteve reunida na manhã desta quinta-feira,25, com o presidente e o vice-presidente nacional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade( CNEC ), Alexandre dos Santos e Edinalvo Dantas, respectivamente.

Em pauta, a viabilidade da reabertura da Centro Educacional Cenetista Correa de Araújo -CNEC Pedreiras.

Com as informações colhidas com o presidente nacional, a chefe do Executivo se comprometeu em estudar a possibilidade de parceria entre o município e a CNEC para que a escola volte a funcionar.

"Nós recebemos muitas solicitações de pais de alunos, pedindo a reativação da escola, e estamos aqui em busca disso. O que estiver ao alcance da Prefeitura, nós faremos", afirmou Vanessa.

Estiveram presentes ao encontro, o deputado federal Juscelino Filho e o ex-prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia.

#Educação 22/02/2021 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) Pedreiras ganha Escola Militar

Em reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia assinou convênio para a implantação de uma Escola Militar no município.

A Escola, compromisso de campanha de Vanessa, terá ensino integral.

"Estamos no segundo mês de gestão e já estamos transformando em realidade, um compromisso assumido em campanha. A Escola Militar, em tempo integral, será uma importante ferramenta para elevarmos a qualidade do ensino em Pedreiras", diz Vanessa.

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela ressalta a importância da implantação da Escola Militar para a Educação.

"É um dia histórico para o Maranhão e para Pedreiras. A Escola Militar tem um alto nível de padrão de ensino, com o objetivo de preparar o aluno para a vida em sociedade, formar cidadãos que atuem com ética e cidadania guiados pelos valores", reforça o secretário.

Parceria

A prefeita chama atenção para a importância das parcerias para a efetivação da Escola. "Nós sabemos que não conseguimos fazer nada sozinhos, por isso, a necessidade de termos pessoas comprometidas ao nosso lado, como o governador Flávio Dino, o secretário de Segurança, Jefferson Portela, o Corpo de Bombeiros, em nome do coronel Célio Roberto e o secretário Simplício Araújo, que têm sido um grandes parceiros de Pedreiras.

A Escola

A Escola Militar tem a direção e administração exercidas por oficias. Já o corpo docente é formado por professores da rede pública de ensino e militares que possuem magistério específico.

Haverá espaços para atividades disciplinares, físicas, cívicas, educacionais, reforço e leitura, além de opções voltadas para que o aluno possa trabalhar o equilíbrio corpo-mente de maneira eficiente e com a devida orientação de profissionais.

#Educação 16/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita e gestores escolares discutem melhorias para Educação

A prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, recebeu na manhã desta terça-feira, 16, gestores escolares e o Sindicato de Servidores da Educação para conversa acerca de melhorias para a categoria.

Na mesa, proposta dos coordenadores das escolas de manter o reajuste de 30% na gratificação de coordenadores e adjuntos, ampliando para 50%.

Vanessa se colocou à disposição da categoria no sentido de avaliar o pleito. "Nós garantimos que iremos olhar com carinho para essa demanda, porque entendemos que a Educação tem que ser valorizada, mas, só podemos fazer isso legalmente", disse a prefeita, afirmando que irá fortalecer a Educação do município, não somente na valorização dos profissionais, mas, na melhoria das estruturas ofertadas para os estudantes e toda a comunidade escolar, incluindo as famílias.

Segundo a chefe do Executivo, encaminhará a proposta aos setores jurídico e financeiro para que juntos, estudem a viabilidade do atendimento e, já na segunda-feira, 22, dará uma resposta aos gestores.

Na reunião, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Ana Roberta, destacou a disponibilidade da gestão para o diálogo. "Desde o início da gestão, nós observamos a disposição da gestora para o diálogo. Já estivemos aqui em algumas oportunidades, conversando sobre o pagamento deixado em atraso pela gestão passada e, o que foi prometido, foi cumprido.

Ana Roberta reforça a parceria do Sindicato no sentido de trabalhar pela melhoria da qualidade da educação.

Encaminhamento

Caso haja viabilidade jurídica e financeira, o Executivo deve elaborar um Projeto de Lei para apreciação da Câmara de Vereadores, para incorporação do reajuste.

Estiveram presentes a conversa, além da prefeita, a secretária de Educação, Maria do Amparo, a Assessora de Educação, Fátima Barbosa, a presidente do Sindiserpe, Ana Roberta e as gestoras Luiza Maria, Cláudia Dantas, Valdirene Tavares e Valkíria Tavares.

#Educação 03/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Pedreiras realiza encontro com secretários de outros municípios

A Secretaria de Educação de Pedreiras, promoveu um encontro com todos os secretários da região, na manhã desta quarta-feira, 03 de fevereiro.

Na ocasião, foi discutido o modelo adotado pelos municípios no retorno às aulas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria do Amparo, a conversa serviu para alinhar alguns pontos referentes ao início do ano letivo 2021.

"É importante caminharmos no mesmo direcionamento. Iremos agora, nos reunir com o Sindicato, Conselho Municipal de Educação e os gestores das escolas para definirmos o calendário da Rede Municipal de Ensino de Pedreiras e a forma mais adequada para o retorno das aulas", diz.

A secretária acrescentou que a modalidade a ser aplicada em Pedreiras, também irá ser definida, através do resultado de enquete realizada com toda a comunidade escolar.

Participaram do encontro, além da secretária de Pedreiras, os secretários de Lima Campos, Igarapé Grande eTrizidela do Vale.

A reunião também marcou o início da criação da Região Metropolitana de Pedreiras, que tem como objetivo, fortalecer as ações das cidades dessa região do Médio Mearim.

#Educação 12/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Vanessa: "Temos que dar um salto na qualidade do ensino de Pedreiras"

Em reunião na manhã desta terça-feira, 12, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, se reuniu com parte da equipe que estará a frente da Educação no município.

Em pauta, a necessidade do avanço na educação pedreirense. Para que esse salto de qualidade seja possível, a prefeita citou a importância da reformar as escolas, construir creches, o que possibilitará aumento no número de vagas, e o fortalecimento no ensino da pré-escola ao fundamental.

"Vamos transformar a realidade que vivemos no ensino municipal, com olhar especial para a zona rural, que é abandonada", reforça.

A prefeita ainda chamou atenção para a importância do envolvimento da família para a busca de soluções e o retorno do aluno à sala de aula.

www.pedreiras.ma.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 17:39:09