CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Planejamento 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Prefeitura de Pedreiras realiza audiência pública para discutir Lei Orçamentária Anual - LOA de 2024.

A Prefeitura Municipal de Pedreiras realizou na manhã desta segunda-feira ,28,audiência pública para discutir sobre a Lei Orçamentária Anual - LOA 2024. O evento aconteceu no Plenário Messias Rodrigues, na Câmara Municipal de vereadores e contou com a participação de vários órgãos e entidades além de reapresentantes da sociedade civil.

"A LOA é o instrumento que possibilita a realização das metas e das prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Ela estabelece a previsão de todas as receitas a serem arrecadadas no ano de 2024. Por isso é importante a participação da população.

É uma discussão que interessa a todos", disse o secretário de planejamento,Pedro Thiago que também questionou a pouca participação da população neste momento tão importante que se discute saúde, educação, infraestrutura e outras áreas que venham contribuir com a reconstrução da cidade.

#Planejamento 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Pedreiras obtem nota A em transparência afirma o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (Sefis) divulgou o resultado da avaliação dos portais da transparência de que trata a Ordem de Serviço Sefis n° 24/2022. Os portais analisados integram a estrutura do Poder Legislativo.

50 dos 114 dos sites dos municípios avaliados tiraram nota C e C-.

Como sempre cumprindo todas as exigências estabelecidas pelo TCE,o município de Pedreiras obteve nota "A" superando vários municípios da Região do Mearim e demais cidades do Estado.

A avaliação positiva é do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, TCE-MA, que apresentou o relatório sobre o Portal da Transparência do município. O parecer é produzido a cada trimestre e investiga a situação da publicação em meios eletrônicos de informações sobre a execução orçamentária e financeira de Poderes e Órgãos. A divulgação em tempo real tem a obrigatoriedade.

A prefeita Vanessa Maia enfatiza que as ações de transparência da Prefeitura não beneficiam apenas a gestão, mas toda a população pedreirense que pode acompanhar efetivamente as informações. "No caso de Pedreiras, esse atesto de cumprimento das exigências emitido pelo Tribunal de Contas do Estado, corrobora com o compromisso da transparência que a Gestão Tempo de Reconstruir tem perante a sociedade" disse Vanessa.

Os auditores do TCE realizam avaliações periódicas dos portais da transparência com fundamento na Constituição Federal, na Lei Orgânica deste TCE/MA, no Regimento Interno - TCE/MA, na Lei Complementar nº 101/2000 e nº 156/2016, bem como o cumprimento da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, Lei de Acesso à Informação (LAI), e da Lei Federal nº 13.460, de 26 de junho de 2017, Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos, entre outros normativos.

Nos últimos anos, os tribunais de contas brasileiros ampliaram as ações destinadas a verificar o cumprimento da legislação relativa ao acesso e à transparência das informações da administração pública como forma de contribuir para o fortalecimento do execício do controle social.

Acesse o Portal da Transparência: pedreiras.ma.gov.br

#Planejamento 10/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO MUNICÍPIO DE PEDREIRAS JÁ SENTE IMPACTO APÓS QUEDA POPULACIONAL DIVULGADA PELA IBGE

9A contagem da população feita pelo IBGE é considerada um índice fundamental para a definição de políticas públicas e a destinação de recursos pelo Governo Federal para as Prefeituras. Diante do resultado divulgado pelo IBGE, 863 cidades brasileiras tiveram uma queda no quoeficiente populacional, entre essas cidades está Pedreiras, que anteriormente sua população estimada era de 39.163 habitantes, após essa recontagem passou para 36.980, ou seja, uma decaída de pelo menos 2.183 habitantes. Em virtude desse resultado, o secretário municipal de planejamento Pedro Thiago, falou sobre o prejuízo já sentido nesta terça-feira,10 de janeiro, em razão da redução do número de habitantes. Mas, segundo o secretário, esses dados poderão se reverter mediante a participação daqueles que não realizaram o censo que é de extrema importância. Para isso, os agentes comunitários estarão realizando esse trabalho de recenseamento como forma de reverter essa situação. Aqueles moradores de Pedreiras que não participaram do censo poderão acessar o link abaixo disponível na matéria, como forma de contribuir com o município para que assim todos saiam ganhando, pois, essa queda pode prejudicar diversos serviços essenciais em todos os setores nos próximos dez anos declarou o secretário.

#Planejamento 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Sala do Empreendedor do município de Pedreiras é homenageada com Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores Sala do Empreendedor do município de Pedreiras é homenageada com Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores
#Planejamento 08/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Sala do Empreendedor do município de Pedreiras é destaque na região do Médio Mearim Sala do Empreendedor do município de Pedreiras é destaque na região do Médio Mearim
#Planejamento 03/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Município de Pedreiras incentiva a formalização dos microempreendedores do programa Mais Renda. Pedreiras incentiva a formalização dos microempreendedores do Mais Renda.
#Planejamento 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Reunião discute implantação do empreendedorismo na educação do município de Pedreiras. Empreendedorismo na educação é discutido em reunião.
#Planejamento 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento é realizado em Bacabal. O encontro foi realizado na cidade de Bacabal.
#Planejamento 11/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Microempreendedores participam de curso promovido pela Prefeitura de Pedreiras

A Prefeitura de Pedreiras, através da Secretaria de Planejamento e Sala do Empreendedor dá início a uma série de cursos de capacitação para microempreendedores.

A série de cursos teve início na noite deste sábado, 10, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, com uma formação em vendas, para cerca de 25 empresários.

Os microempreendedores cadastrados na Sala do Empreendedor de Pedreiras, que atente a região do Médio Mearim já somam mais de 600, e nessa nova gestão já foram realizadas 40 formalizações.

Joyce Regiane, coordenadora da Sala do Empreendedor reforça a importância desse apoio. "O intuito dessa formação é fazer com que os microempreendedores cadastrados em nossa Sala e, os que ainda não são, possam alavancar as suas vendas e desenvolver novas técnicas, se mostrando mais competitivos no mercado de trabalho que todos os dias propõe novos desafios", disse.

Ações

A Prefeitura objetiva realizar atividades que venham a fortalecer a economia local, através do trabalho dos microempreendedores. A primeira delas, a Feirinha dos Namorados foi um sucesso e a Secretaria de Planejamento já se organiza para que aconteça mensalmente. Para isso, esses empresários terão que estar formalizados, por isso a formatação dos cursos de capacitação.

Para sandra Brito, empresária do ramo de confecções, a iniciativa da Secretaria é de grande importância para o fortalecimento do comércio local. "A partir do momento em que o vendedor tem conhecimento de técnicas e da melhor forma de administrar o seu público alvo, as vendas prosperam bastante", ressalta.

A microempreendedora Rikelma Silva que trabalha no ramo de cosméticos, mesmo não sendo ainda formalizada, participou da formação em busca de melhorias para sua empresa. " Já vou providenciar a formalização com a Sala do Empreendedor de Pedreiras e realizar todo o procedimento do cadastro no MEI, o que ajudará a impulsionar meu empreendimento, além de toda o apoio que é prestado pela Prefeitura Municipal aos microempreendedores", afirma.

#Planejamento 11/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Feirinha dos Namorados aquece economia local

A Prefeitura de Pedreiras e a Sala do Empreendedor realizam nesta sexta-feira,11, a Feirinha dos Namorados com objetivo de movimentar e fomentar a economia local, através do fortalecimento dos empreendedores pedreirenses.

A Feira contara com 25 microempreendedores individuais inscritos na Sala do Empreendedor de Pedreiras.

O evento acontece na Praça do Jardim, a partir das 19h e, além da comercialização de diversos produtos, terá música ao vivo, apresentação de junina e sorteio de brindes.

A Sala do Empreendedor está localizada na Rua Manoel Trindade, 71, Boiada.

#Planejamento 22/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO PREFEITURA DE PEDREIRAS APRESENTA REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL PREFEITURA DE PEDREIRAS APRESENTA REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL

Muitas reuniões setoriais, audiência pública e todo um trabalho técnico subsidiaram a revisão do Plano Diretor Municipal de Pedreiras, que foi apresentado oficialmente em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, (21/03), pela empresa DatAmérica para Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Planejamento.

Após essa apresentação do plano à sociedade, o documento será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores como Projeto de Lei.

Durante a solenidade os técnicos da empresa de consultoria DatAmérica e apresentaram a proposta, em que foram abordados quatro eixos: Socioeconômico, que trabalha a identidade e a sociedade como um todo; Ambiental: trata diretamente da qualidade de vida da população no que tange o ambiente em que as pessoas vivem; Urbano-territorial: como deve ser a ocupação do solo urbano do município; Gestão pública: o que une as todas as propostas acima citadas nesse contexto de planejamento e construção de uma cidade cada vez melhor e que atenda os anseios da população.

A revisão é obrigatória para municípios brasileiros acima de 20 mil habitantes e objetiva redirecionar o crescimento urbano e rural do município.
www.pedreiras.ma.gov.br
Emitido dia 19/04/2024 às 10:45:13