CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Segurança 15/02/2024 FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANCA PÚBLICA ATUAÇÃO CONJUNTA DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA GARANTIRAM CARNAVAL DA PRINCESA COMO O MAIS TRANQUILO DO ESTADO

Garantir a tranquilidade dos foliões no Carnaval da Princesa, foi o foco do trabalho integrado das Forças de Segurança que atuaram este ano. Durante todo o período carnavalesco, que começou no dia 9 de fevereiro e se estendeu até esta terça-feira, 13, as Forças de Segurança estiveram em ação para assegurar tranquilidade e paz aos foliões. Sob a coordenação da Prefeitura de Pedreiras, fizeram parte desse momento à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, um robusto contingente composto pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Civil e Guarda Civil Municipal com uma diversificada estrutura de segurança montada para garantir TRANQUILIDADE\ aos brincantes.

A Guarda Civil Municipal, atuou ao longo dos cinco dias de festa, o patrulhamento preventivo para ampliar a sensação de segurança e tranquilidade aos participantes da folia.

Em nota da rede social do 19º Batalhão da Polícia Militar de Pedreiras, sob o Comando do Ten. Cel. Aguiar o Carnaval transcorreu na mais completa tranquilidade e nenhum tipo de ocorrência fora registrado.

O comandante considera que a tranquilidade deve-se, principalmente, ao plano de segurança montado em conjunto com as demais forças de segurança. "Com certeza uma das estratégias que têm tido sucesso é esse trabalho conjunto da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar, de todas as forças, a atenção da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito e das demais secretarias, isso foi fundamental para o sucesso do evento", disse o comandante.

Outros órgãos que parabenizaram a prefeitura pela estrutura e o esquema de segurança foram a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Pedreiras-ACIAP, a Câmara de Dirigentes e Lojistas -CDL e o SINDLOJAS -Sindicato do Comércio varejista de Bens e Serviços de Pedreiras e Região que emitiram uma nota destacando o bom trabalho da prefeitura e dos órgãos de segurança envolvidos.

A nota destacou ainda sobre um fato isolado que ocorreu em via pública, mas que não vem ao caso de tentar ferir a boa imagem do carnaval, onde este ano não houvera nenhum incidente.

Sobre a tranquilidade do carnaval, a prefeita Vanessa Maia disse que toda essa tranquilidade se deve ao bom trabalho dos órgãos de segurança e rebateu supostos boatos que ventilaram sobre casos de violência durante a festa.

#Segurança 24/11/2023 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) PREFEITA DE PEDREIRAS LEVA DEMANDAS AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ESTADUAL

A prefeita de Pedreiras,Vanessa Maia esteve reunida na manhã desta sexta-feira,24 com o secretário estadual da segurança pública, Maurício Ribeiro Martins.

O objetivo principal foi solicitar a parceria do Governo do Estado para que através da secretaria da segurança possa reforçar a segurança da cidade haja visto a realidade do município.

O secretário da segurança se comprometeu em atender as demandas da prefeita Vanessa Maia, e disse que é um desejo do governador Carlos Brandão contribuir sempre com a segurança do município, bem como de toda região e do estado no que tange a combater a criminalidade.

"A reunião foi muito boa e tenho certeza que em breve teremos resultados positivos de todas as demandas", afirmou Vanessa.

#Segurança 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO GUARDA MUNICIPAL DE PEDREIRAS, REGULAMENTAÇÃO, INVESTIMENTOS E CONQUISTAS NO GOVERNO TEMPO DE RECONSTRUIR

Há mais de 74 anos desde a sua criação no município, a Guarda Municipal de Pedreiras, pode comemorar com tantos investimentos já feitos pela gestão tempo de reconstruir, conquistas alcançadas em pouco tempo que torna a guarda diferenciada.

Foi através do atual governo, sob a direção do então secretário de segurança Chico da TV, que a guarda foi regulamentada através da Lei 024/2021 pela prefeita Vanessa Maia, oficializando de fato e de direito essa categoria que tem por missão principal o compromisso de zelar pela preservação do patrimônio público e o bem-estar da população. Em menos de um ano, quando assumiu o governo, a prefeita Vanessa Maia realizou a entrega de fardamentos e dispositivos.

Para atender às demandas do Município, a corporação aprimorou a sua forma de atuação, tornando-se uma importante força auxiliar nas ações das demais forças policiais em diversas atividades de fiscalização e patrulhamento no trânsito, pois foi o governo Vanessa Maia que entregou uma viatura para as rondas ostensivas como forma de garantir mais segurança ao cidadão.

Mas também não foi somente isso, para garantir mais tranquilidade e segurança aos munícipes e visitantes foi implantado na cidade o sistema de videomonitoramento com mais a instalação de mais de 80 câmeras de alta definição que em pontos estratégicos da cidade monitorando quem entra e sai como forma de verificar qualquer fato como assaltos, acidentes e outros crimes que venham acontecer. E graças a esse sistema muitos casos já foram solucionados pela justiça graças as imagens gravadas no sistema.

Atuando em diferentes frentes, a GCM de Pedreiras presta apoio em operações como forças-tarefas visando combater a receptação de produtos ilícitos; ações de patrulhamento preventivo nos bairros, entre outras atribuições, entre elas a organização no trânsito com radiocomunicadores também entregues neste governo.

Só quem valoriza o trabalho desses profissionais sabe e reconhece o profissionalismo de cada um deles em contribuir com a cidade e pensando nisso a gestão os encaminhou para vários treinamentos como a formatura na academia de polícia civil do estado, tornando-se um marco na história da corporação, bem como a participação delas no Encontro norte nordeste de Guardas onde Pedreiras foi ali bem representada.

A prefeita Vanessa Maia enfatiza a importância da corporação e diz que fará muito mais ainda para que todo saiam ganhando, bem como a segurança da população pedreirense.

#Segurança 06/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Guarda Municipal de Pedreiras participa do Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais em Teresina.

A prefeitura de Pedreiras por meio da secretaria de segurança pública municipal encaminhou alguns membros da guarda para participarem do 6º Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Enneguam).

O evento teve início ontem quinta-feira (04/05) em Teresina e se estende até sábado (06), reunindo mais de 600 Guardas Municipais do Norte e Nordeste do país.

A programação conta com palestras de profissionais de Segurança Pública renomados, pesquisadores especializados na área, mesas redondas, debates e oficinas, no sentido de favorecer o diálogo entre diferentes realidades.

O tema abordado no encontro está sendo "Os desafios da inovação e integração na Segurança Pública básica", com o objetivo de dar visibilidade às Guardas Municipais dos estados do Norte e Nordeste, fomentando a integração da instituição com os demais segmentos da Segurança Pública e o crescimento profissional individual e institucional da corporação.

O secretário de segurança pública municipal,Elias Bento agradeceu a prefeita Vanessa Maia por contribuir na participação da guarda no encontro e disse que a realização desse evento torna-se de grande importância para o conhecimento da categoria que poderá aplicar todos os conhecimentos ali adquiridos na prática:

Para a Guarda Municipal, participar de eventos como esse é fundamental para aprimorar o conhecimento, trocar experiências com outros profissionais e contribuir para o desenvolvimento da instituição.

A presença da Guarda Municipal de Pedreiras no 6° Enneguam é mais uma demonstração do comprometimento da instituição com a segurança da população e o desenvolvimento da categoria bem como o compromisso da gestão tempo de Reconstruir em capacitar seus profissionais.

#Segurança 19/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO GUARDA CIVIL CUMPRE DECRETO E INICIA FISCALIZAÇÃO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM PEDREIRAS.

Para garantir mais segurança nas escolas da rede pública municipal de ensino de Pedreiras, a Guarda Civil Municipal por meio da Ronda Municipal Escolar iniciou o trabalho de fiscalização preventiva em todos os ambientes escolares. Essa medida faz parte do protocolo da Secretaria Municipal de Segurança Pública, criado através de um decreto assinado pela prefeita Vanessa Maia.

O objetivo da Ronda Municipal Escolar é priorizar a segurança de todos os alunos e professores, no intuito de promover a paz e tranquilizar aos pais de alunos.

Esse trabalho esta sendo efetuado em parceria com a Polícia Militar que também presta o serviço de fiscalização visando evitar aglomerações ou qualquer ato suspeito dentro ou nos arredores das escolas.

A prefeita Vanessa Maia, disse que "a Guarda Civil Municipal hoje é reconhecida pelo trabalho que vem desempenhando na cidade, e muito já contribuiu com os demais órgãos de segurança do município e em se tratando de cuidar do alunado de Pedreiras, não tem dúvidas que todo este trabalho dentro das unidades de ensino será um sucesso para coibir qualquer ato que possa colocar em risco a integridade dos alunos, professores e demais servidores.

Dona Maria Antônia, mãe de um aluno da rede pública municipal de ensino, agradeceu a prefeitura pela iniciativa, afirmando que a gestão tem participado de forma ativa nas escolas. "É muito importante para nós pais sabermos que nossos filhos estarão seguros e que a presença da Guarda será algo permanente. Eu acredito nesse projeto e juntos com os órgãos competentes vamos conseguir manter a segurança de todos".

#Segurança 12/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO REUNIÃO DISCUTE ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAR SEGURANÇA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE PEDREIRAS.
#Segurança 12/04/2023 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) PREFEITA ASSINA DECRETO QUE CRIA A (ROMUE) RONDA MUNICIPAL ESCOLAR NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM PEDREIRAS.
#Segurança 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO GUARDA MUNICIPAL REALIZA BLITZ PREVENTIVA NO TRÂNSITO

Sob o tema "Não fuja das blitz é para sua segurança" a Guarda Municipal, através da Secretaria Municipal de Segurança e Departamento de Trânsito vem realizando constantemente na cidade, blitz preventiva no intuito de orientar cidadãos e cidadãs para que possam trafegar com mais segurança no trânsito.

Durante abordagem os agentes orientam aos condutores quanto a importância da documentação em dia, equipamentos de segurança como o uso obrigatório do cinto para os motoristas e para motociclistas o uso essencial de capacete, viseira e retrovisores e o respeito as sinalizações.

Vicente Camilo, comandante da guarda municipal enfatiza que essa ação é de extrema importância, pois é uma forma de interagir com todos quanto aos cuidados essenciais no trânsito e que de forma estão tentando impor medo aos condutores, mas sim informá-los a estarem devidamente corretos, pois o bom cidadão jamais foge durante abordagem, pois é somente através desse trabalho que tiramos de circulação transportes suspeitos e pessoas que podem por em riscos suas vidas e de outras pessoas. Trânsito seguro é quando cada um faz sua parte, finalizou o comandante.

#Segurança 07/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Prefeitura entrega novo fardamento para a Guarda Municipal.

A Prefeitura de Pedreiras, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, realizou, nesta sexta-feira (07), solenidade de entrega de novos fardamentos e equipamentos para a Guarda Civil Municipal.

O evento se deu no gabinete da prefeita Vanessa Maia, conduzido pela chefe da tropa com a presença de alguns secretários do governo e a participação do comandante da guarda municipal Vicente Camilo, além dos membros da corporação que exerce papel fundamental para a ordem pública.

Na oportunidade, Vanessa Maia salientou o importante trabalho desenvolvido pela classe e disse que tudo aquilo que tiver ao seu alcance para contribuir com a segurança pública ela estará contribuindo sempre.

Esse já é o segundo fardamento entregue por essa gestão que além de contribuir a identidade desses servidores da segurança pública já adquiriu também em seu a aquisição de motocicletas, uma viatura para as rondas ostensivas, e o sistema de videomonitoramento na cidade garantindo mais segurança para os munícipes bem como a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas.

#Segurança 19/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO CÂMERAS DE SEGURANÇA REFORÇARÃO A SEGURANÇA DE PEDREIRAS

Sonho antigo dos comerciantes de Pedreiras, a Central de Videomonitoramento será entregue pela Prefeitura de Pedreiras como presente para o município no dia 27 de abril, às 9h, na Secretaria de Segurança Municipal.

Serão instaladas 84 câmeras nos principais pontos da cidade, com objetivo de inibir a violência.

O Projeto está sendo executado pela Prefeitura Municipal de Pedreiras através de recursos próprios e a Central de videomonitoramento ficará instalada na Secretaria de Segurança Pública Municipal , sob o comando da Guarda Civil Municipal.

A prefeita Vanessa Maia, que ainda no início do ano passado, esteve reunida com os dirigentes das entidades do comércio pedreirense e ouviu atenta as demandas dos comerciantes.

"Nós sabemos que é um sonho muito antigo, não só dos comerciantes, mas também de quem frequenta o comércio de Pedreiras, ter mais esse reforço na segurança para ir e vir", diz a chefe do Executivo .

#Segurança 22/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO PEDREIRAS MAIS SEGURA: Prefeitura inicia a instalação do videomonitoramento da cidade PEDREIRAS MAIS SEGURA: Prefeitura inicia a instalação do videomonitoramento da cidade
#Segurança 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO PEDREIRAS MAIS SEGURA: Prefeitura inicia a instalação do videomonitoramento da cidade PEDREIRAS MAIS SEGURA: Prefeitura inicia a instalação do videomonitoramento da cidade
#Segurança 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Fibra óptica começa a ser instalada para os serviços de vídeomonitoramento em Pedreiras. Fibra óptica começa a ser instalada em Pedreiras para o vídeomonitoramento.
#Segurança 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Guarda Civil Municipal de Pedreiras vive um dia histórico. Dia especial vivido pela Guarda Civil de Pedreiras.
#Segurança 19/07/2021 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) Governo do Estado contempla Pedreiras com nova viatura da Polícia Militar

A medida dá continuidade ao plano de apoio e reestruturação da Segurança Pública nos município.

Além de Pedreiras, mais 111 cidades foram beneficiadas. Representando a prefeita Vanessa Maia, participou do evento, em São Luís, o vice-prefeito, Walber Rodrigues , acompanhado do secretário de Administração, Damião Felipe. Presente ao evento também, o senador Weverton Rocha.

#Segurança 09/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Guarda Municipal recebe novo fardamento

Dando seguimento ao propósito de valorização da Guarda Municipal, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, entregou na manhã desta sexta-feira,09, o novo fardamento da Guarda Civil e também do destacamento da Guarda Ambiental.

Criada há cerca de 30 anos, somente nesta gestão a Guarda Municipal foi regulamentada, com Lei proposta pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal.

Em sua fala, Vanessa reforça o compromisso de fortalecimento da categoria, ofertando melhorias nas condições de trabalho dos profissionais.

"Esse fardamento é só mais uma forma de demonstramos o cuidado e a atenção que temos com a nossa Guarda Municipal, pois entendemos a importância desses profissionais para manter o bem estar dos pedreirenses", diz.

O GC Joan Marinho agradece a gestão pelo empenho na valorização da categoria. " O município tem uma Guarda Municipal operante e disposta a trabalhar pelo bem da cidade, além de reconhecermos o esforço que a gestão vem fazendo para valorizar a nossa classe", pontua.

Já Alice Lopes, Guarda Ambiental reforça a disponibilidade de contribuir no que for preciso para o desenvolvimento do município. "Estamos em festa com o reconhecimento que essa gestão tem tido com nossa categoria e só temos que retribuir com trabalho", diz.

#Segurança 02/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Guardas Ambiental e Civil recuperam moto roubada

O Guarda Ambiental Vicente Camilo estava realizando demarcação de terra no loteamento Chicote, na manhã desta terça-feira, 02, quando se deparou com uma motocicleta Honda/Pop, cor vermelha, placa PTA-2437 abandonada em meio a um matagal.

Após isso, o Guarda solicitou a presença da Guarda Civil que encaminhou o veículo até a Delegacia de Polícia onde foi feita a autuação para que a motocicleta fosse entregue ao proprietário que, coincidentemente, já estava no local para registrar o Boletim de Ocorrência.

#Segurança 11/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Prefeitura Municipal trabalha implantação de videomonitoramento nas principais vias de Pedreiras

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Pedreiras reuniu a Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pedreiras, Sindilojas e vereadores para discussão acerca da implantação de videomonitoramento nas principais vias da cidade.

Na ocasião, o secretário de Segurança e Trânsito, Francisco Rodrigues, apresentou aos presentes um esboço de projeto de monitoramento, com explanação do funcionamento para avaliação e sugestões dos presentes.

Vice-presidente da CDL, Benselmo Braga, reforçou a importância do projeto para toda a cidade. "É uma ação há muito tempo esperada pelos lojistas e população de Pedreiras. O serviço, além de inibir as ocorrências, ainda nos traz mais sensação de segurança", diz.

O secretário de Segurança explicou que o objetivo é monitorar toda extensão captada pela câmera e proporcionar ações preventivas e repressivas das forças de segurança.

Vanessa, por sua vez, destacou a importância das parcerias para implantação do projeto. "É um investimento alto, por isso, iremos em busca de parcerias, para que consigamos implantar o videomonitoramento o mais rápido possível e contribuir para proporcionar mais segurança a nossa população", acentua a gestora.

Compareceram a reunião, além da prefeita, os secretários de Segurança e Trânsito, Francisco Rodrigues, de Articulação Política, Everson Veloso, de Projetos Especiais, Filemon Neto, o presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), Tonivaldo Lima, e o vereador Gard Furtado.

#Segurança 11/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Projeto do Poder Executivo regulamenta Guarda Civil de Pedreiras

Em ato realizado na Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, assinou Projeto de Lei que dispõe sobre a criação e a regulamentação da Guarda Civil Municipal de Pedreiras.

De acordo com o documento, são competências e funções da Guarda Civil: zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município; prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social; exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais, proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas, entre outras.

Ainda segundo o texto, a Guarda Municipal terá efetivo superior de 0,4% (quatro décimos por cento) da população de Pedreiras, até que chegue a 50.000 habitantes, após segue a regra geral das guardas municipais em vigência no país e se houver redução da população referida em censo ou estimativa oficial da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é garantida a preservação do efetivo existente, o qual deverá ser ajustado à variação populacional, nos termos de lei municipal.

Presentes ao momento, os profissionais se mostraram bastante alegres com a iniciativa da gestora.

Desde que estou na Guarda Civil, nós sempre procuramos os gestores e tínhamos dificuldades em sermos atendidos. A prefeita está com pouco mais de um mês à frente da Prefeitura e já nos procurou, trazendo um Projeto que regulamenta nossa categoria. Isso é um sonho, diz o guarda civil Vieira, que há 31 anos está na Corporação.

A prefeita Vanessa Maia destacou a importância da categoria para o município, reforçando que, em sua gestão, a GCM será reconhecida.

"Muitas pessoas não sabem a importância que tem a Guarda Civil e não conhece suas atribuições. O primeiro passa para o reconhecimento é a regulamentação e nós trabalharemos para isso. Contamos com a sensibilidade dos vereadores para a aprovação da Lei e a valorização dessa categoria tão importante", diz.

O PL segue agora para a Câmara Municipal de Pedreiras para que seja colocado em tramitação.

Além da prefeita Vanessa Maia, estiveram presentes ao momento, o secretário de Segurança e Trânsito, Francisco Rodrigues, o presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), Tonivaldo Lima, secretário de Articulação Política, Everson Veloso, secretário de Projetos Especiais, Filemon Neto, vereadores Gard Furtado e Enderson Portela e guardas civis.

#Segurança 09/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Prefeitura atua para regulamentação da Guarda Municipal de Pedreiras

O secretário interino de Segurança e Trânsito, Francisco Rodrigues, se reuniu na manhã desta terça-feira, 09, com o presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), Tonivaldo Lima e representantes da Guarda Municipal para discutir a regulamentação da Corporação no município.

O objetivo da reunião, segundo o secretário, é a formatação da Lei que regulamenta a categoria e o envio para apreciação da prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia. A intenção é que seja enviado com urgência, um Projeto de Lei do Executivo para o Legislativo, no sentido de regulamentar a Guarda Municipal em Pedreiras.

"A Corporação existe há cerca de 30 anos, mas não existe uma Lei que regulamente a categoria até o momento. Por isso, a necessidade dessa discussão urgente, para que se regulamente a GC o mais rápido possível", afirma.

Além disso, ainda de acordo com Francisco Rodrigues, a ideia é transformar a GG em Polícia Municipal.

"É compromisso da prefeita, além de regulamentar, garantir os direitos da categoria para que os profissionais possam desempenhar um trabalho de qualidade e, acima de tudo, com respeito", reforça.

#Segurança 16/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO FISCALIZAÇÃO GARANTE CUMPRIMENTO DE NOVO DECRETO DE FECHAMENTO DE COMÉRCIO EM PEDREIRAS FISCALIZAÇÃO GARANTE CUMPRIMENTO DE NOVO DECRETO DE FECHAMENTO DE COMÉRCIO EM PEDREIRAS
www.pedreiras.ma.gov.br
Emitido dia 26/04/2024 às 12:11:13