CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#DefesaCivil 18/03/2024 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DEFESA CIVIL VISTORIA POVOADOS EM RISCO DE ISOLAMENTO DEVIDO AUMENTO DE ÁGUAS DOS AFLUENTES DO RIO MEARIM.

DEFESA CIVIL VISTORIA POVOADOS EM RISCO DE ISOLAMENTO DEVIDO AUMENTO DE ÁGUAS DOS AFLUENTES DO RIO MEARIM.

Como de costume a defesa civil municipal realiza durante o período de cheia a vistoria nos povoado que em virtude do aumento das águas de alguns afluentes do Rio Mearim que deixam essas comunidades completamente isoladas, como as estradas de acesso aos povoados Cocalinho, Lago da Onça e o povoado Eira.

Raí Brito, coordenador da defesa civil, na tarde desta segunda-feira,18, em visita a esses povoados, disse que esse trabalho já é costumeiro, mas por determinação da prefeita Vanessa Maia se fez necessário essa vistoria, para que pudesse ter informações de como se encontram essas comunidades. Raí disse que ao chegar nos locais foi constatado que nenhum dos povoados foram isolados em razão de alguns trabalhos efetuados pela gestão, sendo eles a elevação da estrada de acesso ao povoado Cocalinho, a elevação da ponte do povoado lago da onça e a abertura da nova estrada que liga o povoado eira aos povoados são Joaquim,Angical II, Morada Nova,Santa Luzia e demais comunidades rurais.

#DefesaCivil 13/03/2024 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL EQUIPES VISTORIAM BARRAGEM DO FLORES NA RODOVIA MA-336.

A razão da visita foi desmentir algumas informações que circularam nas redes sociais que a comporta teria sido aberta e por esse motivo causaria insegurança para os ribeirinhos que estão na eminência de serem inundados devido ao nível do Rio Mearim estar em cota de atenção.

A barragem do flores localizada na Rodovia MA-336 de acesso Joselândia a São José dos Basílios e foi construída na intenção de conter as cheias no Rio Mearim para que no período de estiagem possa estar aberta e no período chuvoso fechada.

Durante a vistoria, foi constatado que a comporta está fechada.Segundo Raí Brito,coordenador da Defesa Civil municipal disse que não há nada temer, pois, a barragem está na mais completa normalidade o que não oferece nenhum tipo de risco.

Rai ressaltou ainda que a prefeitura de Pedreiras estará sempre na vigilância garantindo mais segurança para todos.

#DefesaCivil 26/02/2024 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PREFEITURA DE PEDREIRAS CONTINUA COM AS MUDANÇAS DE PESSOAS ATINGIDAS PELA CHEIA DO RIO MEARIM

Devido às fortes chuvas que vem caindo sobre a região, o Rio Mearim por mais um ano transbordou e já atingiu algumas residências, desabrigando famílias e barraqueiros do Balneário da Caema. Desde a quinta-feira,22, a prefeitura de Pedreiras, por meio da Defesa Civil Municipal, assistência social, departamento de transporte e outras secretarias começaram com as mudanças.

A prefeita Vanessa Maia que antes esteve reunida com toda sua equipe e autoridades que ali estiveram representadas pelo comando do corpo de bombeiros, policia militar e Tiro de Guerra 08-008 estiveram ativando plano de contingência contra enchente e deslizamentos, bem como discutindo toda estratégia para ajudar as famílias desabrigadas pela cheia.

Nesta segunda-feira,26,a Vanessa Maia disse: "É claro que ficamos tristes com toda essa situação que a gente vê todos os anos, praticamente. O Rio tem esses problemas, mas eu espero que Deus nos ajude, e que logo tudo isso passe, pois muitas famílias, tem grandes prejuízos. É um sofrimento para todo mundo", destacou a prefeita.

Além da remoção, a Defesa Civil e a equipe da assistência social tenta conscientizar as pessoas que se expõem ao risco e insistem em ficar no local para não deixarem para última hora, pois o rio sobe rapidamente e isso pode dificultar a mudança para os locais que já estão prontos para receber aos desabrigados.

A secretária da Assistência Social, Carol Melo, disse que todos os abrigos já estão preparados, e que muitos antes foi montada a Central dos Desabrigados, que já está apta para atender a todos em uma sala específica do Palácio Municipal. Algumas famílias já foram colocadas no prédio do antigo Colégio Caic e outros locais já estão sendo preparados caso mais famílias sejam atingidas.

#DefesaCivil 22/02/2024 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL RÉGUAS LINIMÉTRICAS SÃO INSTALADAS NO IGARAPÉ DO POVOADO MARIMBONDO.

O coordenador da defesa civil de Pedreiras, Raí Brito, esteve em companhia da equipe da Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), realizando na tarde desta quinta-feira,22, a instalação de réguas linimétricas para aferição o que a partir desta ação possa ser monitorado o nível do igarapé do povoado Maribondo que influencia diretamente na cheia do Rio Mearim.

Raí disse que esse trabalho se faz necessário devido à vazão de água ser muito forte, e ano após ano a coordenadoria vem melhorando no quesito monitoramento para evitar qualquer tipo de desastres dando respostas do trabalho a população.

Segundo o pesquisador da sala de situação da SEMA, Igor Morim, ele salienta que essa ação torna-se de grande relevância para a partir desse trabalho possa ser verificado a variação do rio, o que por consequência possa ocasionar inundações já que estamos no período propício de intensidade das chuvas.

Felipe Freitas, pesquisador em meteorologia da (SEMA) que também acompanhou a instalação das réguas linimétricas, disse que as chuvas registradas no Maranhão nos últimos dias são provenientes de dois fatores, sendo um deles o posicionamento mais ao sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, favorecendo as instabilidades atmosféricas na região.

#DefesaCivil 22/02/2024 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PREFEITURA DE PEDREIRAS ATIVA PLANO DE CONTINGÊNCIA 2024 QUE TRATA SOBRE INUNDAÇÕES E DESLIZAMENTOS.

A prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, coordenou na manhã desta quinta-feira,22,uma reunião para tratar sobre ativação do plano de contingência 2024 e assim atender as famílias que forem atingidas pela cheia do rio Mearim devido à intensidade das fortes chuvas ocasionadas na região, o que devido a esse fenômeno da natureza o rio já está com um grande volume de água.

O encontro contou com a participação do coordenador da Defesa Civil Municipal, Raí Brito, a secretária da Assistência Social, Carol Melo, do comando do corpo de bombeiros de Trizidela do Vale, Capitão Breno, o representante do Tiro de Guerra 08-008,Sarg. Roberto, o comando do (19°) BPM, Ten. Cel. Aguiar, além de todas as secretarias envolvidas no atendimento às enchentes.

Vanessa reiterou a necessidade de atenção das equipes da prefeitura e órgãos presentes para as áreas de risco e naquelas onde tradicionalmente ocorrem as inundações.

Durante o encontro foram definidas algumas metas e ações relacionadas para abrigar as famílias atingidas.

O coordenador da defesa civil em sua fala enfatizou sobre a situação que atual da barragem do Rio flores que enfrenta alguns problemas, mas que a gestão desde sempre está atenta e inclusive já encaminhou ofício para o órgão responsável DNOCS -Departamento Nacional de Obras Contra Seca para tomar providências e destacou sobre a importância de todos estarem atentos para as próximas horas onde algumas famílias infelizmente poderão ser afetadas pelo volume de água que continua por vir.

Raí Brito disse que desde o primeiro momento vem monitorando o rio e que em trabalho conjunto com o setor de vigilância epidemiológica já realizaram o borrifamento do primeiro local que servirá de abrigo para as famílias que forem atingidas.

No encontro foi discutido também sobre a criação do sistema do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia -CENSIPAM.

O capitão da corporação de Bombeiros, Breno, disse que assim como vivenciou a experiência do ano passado, este ano estará por mais uma vez a disposição para atuar juntos a essas famílias.

Ao término a prefeita agradeceu a participação dos envolvidos e pediu a máxima atenção de todos, pois quanto gestora sua preocupação atender as necessidades de todas as famílias com intuito de minimizar o sofrimento de quem é atingido.

#DefesaCivil 01/02/2024 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL FISCALIZAÇÃO COMPROVA BAIXO NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO RIO FLORES

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL MUNICIPAL E SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO FISCALIZAM CONDIÇÕES ATUAL DA BARRAGEM DO FLORES E COMPROVAM BAIXO NÍVEL DE ÁGUA NA REPRESA.

Como costume, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Pedreiras e Superintendência de Recursos Hídricos do Maranhão realizaram ação de monitoramento na Barragem do Rio Flores.

A barragem que ano após ano sofre com a falta de manutenção é gerida pelo DNOCS-Departamento Nacional de Obras contra a Seca, órgão este de responsabilidade do Governo Federal, construída na década de 80 tem por principal finalidade a contenção das cheias do Rio Mearim.

Segundo vistoria realizada a situação da Barragem do Flores atualmente com um deficit hídrico, na última década é a primeira vez que se encontra com um nível bastante baixo de água, além de problemas que não são mais novidades como a falta de energia para o funcionamento dos equipamentos e a falta de vigilância para evitar roubo dos equipamentos onde alguns já estão sucateados.

De acordo com informações do coordenador da defesa civil municipal de Pedreiras, Rai Brito, a prefeita Vanessa Maia encaminhou no dia 22 de janeiro do corrente ano um ofício a direção do DNOCS solicitando além de reparos imediatos na Barragem,além do fechamento da válvula dispersora que está aberta desde maio do ano passado, o que resta agora esperar para que algo seja feito.

#DefesaCivil 20/10/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL POR MEIO DA DEFESA CIVIL, A PREFEITURA DE PEDREIRAS REALIZOU A ENTREGA DE MAIS DONATIVOS PARA OS BARRAQUEIROS DA CAEMA

Por mais uma vez prefeitura de Pedreiras, através da secretaria de assistência social e defesa civil municipal, entregou vários kits de higiene de limpeza e kit dormitório para os barraqueiros da Caema.

Na oportunidade a prefeita Vanessa Maia esteve presente falou da importância em contribuir com esses trabalhadores que durante a cheia ficaram impedidos de realizarem suas vendas, mas que a prefeitura desde o início esteve presente prestando total assistência desde a mudança bem como a entrega de cestas como forma de ajudá-los.

O coordenador da defesa civil municipal Raí Brito disse além do intuito da remoção desses barraqueiros para outros locais é também trabalhar com a captação desses recursos onde foram adquiridos esses itens entregues.

Carol Melo, secretária da Assistência, destacou que esse é o papel da gestão, trabalhar com seriedade e levar mais dignidade a quem precisa.

#DefesaCivil 22/08/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DEFESA CIVIL DE PEDREIRAS ATUA COM APOIO  AOS TRABALHOS DO CENSIPAM

O coordenador da Defesa Civil Municipal de Pedreiras, Rai Brito, esteve reunido com o coordenador de Hidrologia do Cento Gestor e Operacional de Proteção da Amazônia- (Censipam) , Flávio Altieri.

O objetivo foi a articulação para apoiar as ações de governo na região, por meio da conjunção de esforços no planejamento, na integração de informações e na geração do conhecimento.

O Censipam promove o monitoramento da floresta amazônica, do espaço marítimo brasileiro e de outras áreas de interesse, utilizando dados gerados por uma infraestrutura tecnológica composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares e estações meteorológicas, e plataformas de coleta de dados.

O coordenador do Censipam , ressaltou a importância desse do trabalho de monitoramento que esta sendo desenvolvido no que tange o monitoramento para que eles possam ter um diagnóstico das inundações que afetam o município.

Rai Brito, que tem incansavelmente demonstrado sua capacidade de atuar frente a defesa civil do municipal, disse que "Quanto mais aprimorarmos nossas plataformas de captação de dados, melhor conseguiremos trabalhar de forma antecipada e preventiva nos desastres. Tudo tem como ponto inicial as informações meteorológicas e o que podem ocasionar em danos para a população", afirmou o coordenador.

#DefesaCivil 27/07/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE PEDREIRAS, PROTOCOLA PEDIDO DE IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL NO CAMPUS DO IFMA
#DefesaCivil 06/07/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL MENÇÃO HONROSA É ENTREGUE A MEMBROS DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS MILITAR E DEFESA CIVIL ESTADUAL

A prefeita Vanessa Maia realizou nesta quinta-feira,06,na sala de reunião do Palácio Municipal a entrega de "Menção Honrosa" ao Corpo de Bombeiros do Maranhão e Defesa Civil Estadual. A iniciativa partiu do poder executivo cujo gesto foi agradecer pela grande atuação da corporação durante o período de enchente quando desabrigou várias famílias no município de Pedreiras.

O ato simbólico contou com as presenças dos vereadores Emanuel Nascimento, Neguim Silva, Raí Brito coordenador da Defesa Civil Municipal, do empresário Maia e os homenageados.

O coordenador da Defesa Estadual Cel. Sandro Machado Amorim que ali representou o comandante geral do corpo de bombeiros do Maranhão, Cel. Célio Roberto, Major Cláudio Roberto Rodrigues de Melo, Subtenente Cláudio Roberto da Penha Nascimento e a Sargento Fabrynne Mota Pinheiro e o comandante da 13ª CIA de Bombeiros Militar de Trizidela do Vale, Paulo Breno Santana Sousa.

Na oportunidade a prefeita agradeceu pelo grande empenho de cada membro da corporação, do governador Carlos Brandão que sempre esteve sensível a contribuir com as famílias desabrigadas e ao Cel. Célio Roberto que sempre esteve presente no município.

Em nome da corporação, o Cel. Sandro Machado Amorim agradeceu pela homenagem e disse ser um grande orgulho poder contribuir com que necessita, trabalhando no que for possível e esse reconhecimento é algo que os impulsiona e os motiva a fazer muito mais pelo próximo.

#DefesaCivil 06/06/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL NO DIA NACIONAL DE COMBATE A QUEIMADURAS ALUNOS DO CARLOS MARTINS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE CUIDADOS E PREVENÇÃO.

Terça-feira, 06 de junho celebra-se o dia nacional de combate contra queimaduras.E pensando nisso a prefeitura de Pedreiras,por meio da secretaria de saúde,defesa civil através dos bombeiros civis e meio ambiente realizaram uma importante palestra sobre esse assunto.

As Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. As queimaduras são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida foi o que disse a enfermeira Ariane Luz durante palestra com alunos da Unidade de Ensino Carlos Martins,onde participaram também a equipe de bombeiros civis e o engenheiro ambiental Luan Manassés.

Cada uma com uma função distinta,mas em prol de um só objetivo,ou seja,explanar acerca dos cuidados a serem tomados e prevenção na parte da saúde e os meios de como evitar possíveis acidentes domésticos,bem como proceder com em casos de focos de incêndio.

O bombeiro civil Huermisson " Cogumelo" que também teve importante participação como os demais falou sobre técnicas e cuidados quanto à prevenção de acidentes.

Luan Manassés, engenheiro ambiental representando a pasta de meio ambiente, disse que sua participação foi dar apoio a esse momento tão importante que se discute esse assunto tão sério e que requer todos os cuidados necessários para evitar todo e qualquer tipo de acidente doméstico que venha a lesar a pele humana, bem como outros tipos.

Para a direção da escola,a professora Waldirene parabenizou o município por esta iniciativa que produz conhecimento necessário não somente para os alunos,mas também para todos que fazem a escola,pois é necessário estarem preparados para qualquer eventualidade caso haja necessidade onde essa palestra foi bastante louvável.

#DefesaCivil 30/05/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PREFEITA VANESSA MAIA E COORDENADOR DA DEFESA CIVIL, RAÍ BRITO SE REÚNEM COM SECRETÁRIO NACIONAL DA DEFESA CIVIL.

A prefeita Vanessa Maia e o coordenador da defesa civil municipal Raí Brito, estiveram reunidos com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Wolney Aparecido Wolf Barreiros e o chefe de gabinete Wesley Felinto. O encontro aconteceu em Brasília na Secretaria Nacional de Proteção da Defesa civil órgão este vinculado Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional- MIDR em Brasília. O objetivo foi debater projetos para a cidade de reparos dos estragos causados pelas chuvas onde ali prefeita pediu celeridade na análise do plano de trabalho de reconstrução da cidade. Durante a enchente a Defesa Civil Nacional reconheceu a Situação de Emergência da cidade, o que é o instrumento legal para liberação de recurso. Em conversa com coordenador da defesa civil municipal de Pedreiras, Raí Brito, ele disse que durante o encontro fora apresentada todas as demandas do município, dentre elas estão a reconstrução da Travessa da Estrela com a construção de um muro de arrimo, recapeamento asfáltico da cidade, a reconstrução das estradas vicinais principalmente dos povoados que ficaram isolados, pontes danificadas em razão da força da água e outros pedidos. Raí destaca que todo o plano já está inserido no sistema integrado de informação sobre desastres S2id, sistema este de uso exclusivo da defesa civil. "Apresentamos um documento muito completo ao secretário, com dados sobre todos os impactos da chuva, o que fizemos para reconstrução e os investimentos que precisamos ter, principalmente em contenções de encostas. Mostramos nossas prioridades. Esse processo é lento, pois envolve o mapeamento de todas as áreas da cidade disse Raí." O Secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolf ressaltou o trabalho produzido pelo órgão municipal. "Atestamos já a Situação de Emergência do município. Todos sabem da dificuldade financeira do Governo Federal, mas com os projetos apresentados por Pedreiras, temos certeza que faremos a nossa parte onde nos empenharemos no que for necessário para ajudar a cidade", completou o secretário.

#DefesaCivil 28/04/2023 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) Governo Municipal dá continuidade às ações de cidadania e distribui donativos para as famílias que foram desalojadas pel
#DefesaCivil 20/04/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PEDREIRAS: ESCOLA NAÍSE TRINDADE PASSA POR DESINFECÇÃO PÓS-ENCHENTE.

A prefeitura de Pedreiras, por meio da coordenadoria da defesa civil e secretaria municipal de saúde por determinação da prefeita Vanessa Maia,realizaram na tarde desta quinta-feira,20,a desinfecção da Unidade de Ensino Naíse Trindade no Bairro Matadouro, principal Bairro afetado pela cheia do Rio Mearim.

Rai Brito, coordenador da Defesa civil, explica que com o baixar das águas o local fica propício a causas de doenças respiratórias que podem comprometer a saúde dos alunos ao retornarem para a escola.

A desinfecção da escola torna-se necessário para o retorno das atividades presenciais,pois este é um trabalho que já vem sendo desenvolvido pela coordenação da defesa que garante eliminar o acúmulo de fungos presentes,ou seja,o mofo oriundo das paredes que ficam úmidas em virtude de estarem muito tempo submersa.

#DefesaCivil 04/04/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DEFESA CIVIL MUNICIPAL REALIZA CONTENÇÕES EM PONTOS COM RISCOS DE DESLIZAMENTOS DE TERRA.

A Defesa Civil Municipal de Pedreiras vem ao longo de todo esse período chuvoso desenvolvendo um grande trabalho de prevenção quando o assunto é resguardar vidas. E em mais uma de suas ações esteve fazendo contenções em várias áreas de risco. Nesta terça-feira (4), as ações foram concentradas nas ruas Getúlio Vargas-Goiabal e Avenida Freitas-São Francisco. De acordo com Raí Brito, coordenador da defesa civil, esse trabalho se deve em razão das intensas chuvas que tem ocasionado alguns deslizamentos de terra. Luan Manasses, engenheiro ambiental que também integra a equipe explica que o solo exposto é um facilitador de absorção de água, se tornando mais pesado, e diminuindo a resistência do material, fazendo que fique menos firme. A aplicação de Lona de Plástico Preto é uma medida paliativa para à proteção do solo que está visível, diminuindo o risco de mais deslizamento na área.

#DefesaCivil 29/03/2023 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) GOVERNADOR SOBREVOA E VISITA ÁREAS ATINGIDAS PELA ENCHENTE EM PEDREIRAS

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, na manhã desta quarta-feira,29, esteve sobrevoando a cidade de Pedreiras vendo do alto às partes atingidas pelas fortes chuvas que provocaram a cheia do Rio Mearim, desabrigando várias famílias no município. Após o sobrevoou o helicóptero do CTA que transportava o governador, pousou no estádio Pilizão, onde ali ele foi recebido pela prefeita Vanessa Maia, o vice-prefeito Walber Rodrigues, o presidente da câmara municipal, vereador Gard Furtado, o empresário Fred Maia e demais lideranças políticas, local. Ao lado do chefe da Defesa Civil estadual, Cel. Célio Roberto, Carlos Brandão viu os efeitos das enchentes na cidade e destacou a imprensa presente que sua vinda ao município é prestar solidariedade as famílias como o estado desde o início vem contribuindo com a prefeitura com quentinhas, cestas básicas, colhões, água e outros utensílios no intuito de amenizar o sofrimento dessas famílias. Carlos Brandão disse ainda que o estado estará lado a lado com a prefeitura de Pedreiras, que através da prefeita Vanessa Maia vem prestando um grande serviço de assistência.

A prefeita Vanessa Maia disse que Pedreiras por ser um município onde muitas famílias são atingidas pelas enchentes, ela fez questão de pessoalmente conversar com o chefe do Executivo estadual e em seguida visitaram um dos abrigos para que ele pudesse ver a realidade enfrentada pela população ribeirinha. Na oportunidade, Vanessa solicitou outras demandas relacionadas a ajuda aos desabrigados, além de planos para reconstruir a infraestrutura danificada após o baixar da água.

Ao término da visita, Vanessa agradeceu ao governador pela ajuda já enviada ao município e disse ficar mais tranquila em poder contar sempre com o apoio do estado, do governo federal e demais órgãos imbuídos que chegaram à cidade e se propuseram ajudar quem mais precisa nesse momento.

#DefesaCivil 26/03/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL GRAD-GRUPO DE RESGATE DE ANIMAIS EM DESASTRES CHEGA À PEDREIRAS.

A Prefeita Vanessa Maia, recebeu na manhã de domingo,26,na sala de reunião do palácio, o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), organização que promove ajuda aos animais em circunstâncias de vulnerabilidade provocadas pelas cheias do Rio Mearim no município. Durante o encontro estiveram presentes o veterinário Robert Barroso que atua nos atendimentos aos animais do Centro de Acolhimento,além das presenças do secretário de meio ambiente Aldeclei Farias e do coordenador da defesa civil municipal Raí Brito, do presidente da câmara Vereador Gard Furtado e o empresário Fred Maia.

"O GRAD tem um papel fundamental diante dessa tragédia em curso, que é dar assistência aos animais.

Robert Barroso disse que é comum as famílias em situação de vulnerabilidade resistirem em deixar as áreas de risco também por conta dos seus animais,mas a prefeita Vanessa Maia compromissada com a população abriu um centro de acolhimento que tem por intuito assegurar esses animais e prestar todos os cuidados necessários,para que após enchente possam retornar a seus tutores.

A DrªLuciana Guimarães, veterinária do GRAD, explicou que além do resgate, a organização também atua com protocolos sanitários. "Atuamos na mitigação de possíveis zoonoses que surjam por conta das chuvas, como leptospirose, raiva, leishmaniose, entre outras. Nossa função é agregar, no atendimento das famílias em Pedreiras e no município vizinho, para que os animais não virem um problema pós-desastre", disse.

#DefesaCivil 25/03/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL EQUIPES VISTORIAM BARRAGEM DO FLORES E RODOVIA-MA-336

Na manhã deste sábado,25,o coordenador da Defesa Civil Municipal de Pedreiras, Raí Brito, o Engenheiro Ambiental Luan e o comandante da guarda municipal Vicente Camilo estiveram acompanhando uma equipe composta pelo Capitão Breno comandante do Corpo de Bombeiros em Trizidela do Vale, Major Marcelo e Sargento Conrado membros da Defesa Civil Estadual em uma vistoria na Barragem do Flores e na Rodovia-MA-336 de acesso Joselândia ao município de São José dos Brasílios.

A visita teve por intuito fiscalizar a situação do vertedouro da barragem, além da citada rodovia que dias atrás, parte de uma faixa cedeu comprometendo a trafegabilidade de veículos devido a cratera que se formou a margem da pista.

Durante a vistoria, foi constatado que o vertedouro se encontra normal dentro de uma escala de mais de 2,5m para que venha a verter sua água. Raí Brito disse que de acordo com a Defesa Civil Estadual não há nada temer, pois, a barragem está na mais completa normalidade o que isso não oferece nenhum tipo de risco.

Quanto a situação da rodovia MA-336 o governo do estado tomará as medidas necessárias para reverter o problema e brevemente liberar o tráfego.

#DefesaCivil 03/03/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL NÍVEL DE ÁGUA DO RIO MEARIM ESTÁ MAIS BAIXO, APÓS FECHAMENTO DA VÁLVULA ASPERSORA DA BARRAGEM DO FLORES.

E foi após diversas solicitações da prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia e o coordenador da defesa civil municipal Raí Brito, à direção-geral do DNOCS-Departamento Nacional Contra Secas, pedindo o fechamento da válvula, enfim o pedido foi atendido e cerca de 48h depois do fechamento, o nível do Rio Mearim em Pedreiras, recuou quase 2 m segundo vistoria realizada pela defesa civil na tarde desta sexta-feira,3 de março.

Isso significa que esse foi um trabalho incansável da prefeita Vanessa Maia e de toda sua equipe que já trouxera resultados com a baixa do nível, contribuindo também com os municípios de Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga e Bacabal.

Com o baixar da água, os proprietários de barracas nos balneários já poderão retornar as suas atividades normalmente. Segundo a defesa civil, neste final de semana e o risco de inundação no ano de 2023, já é praticamente mínimo.

A válvula aspersora é um mecanismo usado para diminuir o volume de água na Barragem do Flores, lançando sobre o mesmo cerca de 12 mil litros de água por segundo, e por se tratar de um importante afluente do Mearim, acaba contribuindo para a elevação em seu nível quando aberta.

#DefesaCivil 28/02/2023 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) PREFEITA DE PEDREIRAS COBRA O FECHAMENTO DA VÁLVULA ASPERSORA DA BARRAGEM DO FLORES.

A prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, em uma entrevista concedida a TV difusora e demais meios de comunicação, após ofício encaminhado ao diretor-geral do DNOCS Departamento Nacional Contra Secas, solicitando o fechamento da válvula aspersora da Barragem do Rio Flores, por mais uma vez veio a público solicitar o fechamento urgente para que a partir dessa ação possa ser evitado prejuízos maiores na cidade em virtude de fortes chuvas que venham a cair sobre a região.

Na cidade a situação é de atenção, especialmente para as áreas mais baixas. Entre os pontos que preocupam a Defesa Civil Municipal está as pessoas que moram mais próximas da margem do rio, onde áreas como Balneário da Caema já foi inundado.

A prefeita frisou que sempre manteve sua equipe na vistoria da Barragem, e que em janeiro deste ano determinou que defesa civil municipal fosse vistoriar o local onde ali foi registrado algumas avarias que podem comprometer a Barragem do Flores, e que sua manutenção torna-se de extrema importância para que os municípios afetados pela cheia não possam sofrer danos maiores ainda.

Sabemos que não se pode evitar uma cheia, pois, isso é ir contra a lei da natureza e de Deus, mas temos convicção de que podemos fazer algo para amenizar o sofrimento contratantes de milhares de famílias, concluiu Vanessa.

A prefeita acrescentou ser uma grande preocupação e um compromisso de sua gestão solicitar a presença dos responsáveis para poderem vir até o local fazer o que realmente necessita-se.

#DefesaCivil 24/02/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DEFESA CIVIL DE PEDREIRAS RESPONSABILIZA DNOCS, POR INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO E PREFEITA VANESSA MAIA,ENCAMINHA OFÍCIO AO DENOCS PEDINDO URGÊNCIA PARA FECHAMENTO DA VÁLVULA.
#DefesaCivil 24/02/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL ATIVADO PLANO DE CONTINGÊNCIA, APÓS ALERTA DE INUNDAÇÕES EM PEDREIRAS.

Nesta sexta-feira,24, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, acionou todas as equipes imbuídas no Plano de Contingência em uma reunião que foi presidida pelo coordenador Defesa Civil Municipal, Rai Brito, que esteve com todos os secretários do município discutindo sobre este momento em que a cidade já se encontra em estado de alerta.Participaram também desse encontro a secretária da assistência social Carol Melo,o chefe do departamento de transportes Miguel Leite, corpo de bombeiros ali representado pelo subcomandante Ten.Marinho e demais órgãos que trabalham em força conjunta durante o período de cheia.

O plano foi ativado em decorrência do Rio Mearim já atingir os mais de 5 metros, onde a partir da ativação do plano, a reunião teve por fins estabelecer todos os procedimentos a serem adotados pelos órgãos que ali estiveram presentes, dando respostas imediatas a no caso de emergências e desastres ocasionados pelo grande fluxo de chuvas na região.

O coordenador da defesa civil Raí Brito, destacou da importância de todos os envolvidos no plano, e que eles estão comprometidos em um só objeto, ou seja, nas medidas e ações que visam diminuir os impactos já ocasionados por inundações e possíveis cheias.

A secretária de Assistência Social,Carol Melo disse que como sempre a secretaria estará sempre a disposição dessas famílias e estará acompanhando no que for necessário.

O subcomandante da 13ªCia do corpo de Bombeiros, Tenente Marinho que também participou da reunião enfatizou que a partir do momento que o plano foi ativado,eles estarão intensificando todos os trabalhos voltados as famílias que forem atingidas.

#DefesaCivil 25/01/2023 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL CONHEÇA O PLANO DE CONTINGÊNCIA DA DEFESA MUNICIPAL DE PEDREIRAS ACESSANDO NOSSO ÍCONE NO PORTAL

Agora todo e qualquer cidadão poderá ter acesso as informações no que se diz respeito ao Plano de Contingência da Defesa Civil Municipal de Pedreiras, que enfatiza sobre os casos de inundações e deslizamentos. É que agora o Portal da Prefeitura conta com um ícone de fácil acesso para que a população possa reter toda as informações necessárias desse importante trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Municipal e demais órgãos.

Haja visto o município de Pedreiras ser prejudicado com as fortes enchentes ocasionadas pelo Rio Mearim em decorrência das chuvas, milhares de famílias e estabelecimentos comerciais são afetados. A Defesa Civil que ao longo de todos esses anos vem trabalhando arduamente no sentido de monitorar e ao mesmo tempo colaborar com a população ribeirinha. O plano tem por principal finalidade prevê ações de socorro à população em risco, com estabelecimento de abrigos e a retirada e o transporte para os locais atingidos, além de assistência médica, assistência social; assistência alimentar e segurança nos abrigos e nas residências, evitando os ataques. Como ninguém trabalha sozinho, o Plano envolve toda uma logística formada por diversos órgãos e secretarias da Prefeitura de Pedreiras que estão sempre imbuídos com um único propósito, ou seja, contribuir com todos.

Assim como nos anos anteriores, O Plano Municipal de Contingência só pode ser reativado pelo coordenador da defesa civil Raí Brito e pela prefeita Vanessa Maia quando constatadas as condições e pressupostos que caracterizam um dos cenários de risco previstos, seja pela evolução das informações monitoradas, pela ocorrência do evento ou pela dimensão do impacto.

Da mesma forma o Plano Municipal de Contingência será desmobilizado sempre que forem constatadas as condições e pressupostos que descaracterizam um dos cenários de risco previstos, seja pela evolução das informações monitoradas, pela não confirmação da ocorrência do evento ou pela dimensão do impacto e disponibilizará servidores, durante o período de anormalidade, para o auxílio na retirada das famílias atingidas e reabilitação das habitações existentes.

VEJA COMO É FÁCIAL ACESSAR O ÍCONE

AO ACESSAR O PORTAL,VÁ AO ÍCONE TRANSPARÊNCIA,CLIQUE E PROCURE POR PLANO DE CONTINGÊNCIA.

#DefesaCivil 07/06/2022 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DEFESA CIVIL ENTREGA DONATIVOS ÀS FAMÍLIAS QUE FORAM ANTINGIDAS PELAS CHEIAS DO RIO MEARIM

A Defesa Civil de Pedreiras em parceria com a secretaria de Assistência Social entregou colchões, lençóis e cestas básicas para famílias outrora desabrigadas pelas cheias do rio mearim.

Municípios que estavam no decreto devido às fortes chuvas foram beneficiados com suprimentos da defesa civil nacional através da defesa civil estadual, para auxiliar famílias que estavam desabrigadas que perderam seus colchões nas cheias, além de entregarem cestas básicas para esta população ribeirinha.

Em Pedreiras, a entrega aconteceu em 07 de junho de 2022 no Ecoponto, onde as famílias contempladas passavam pelo processo de confirmação de cadastro e recebiam seus donativos.

"Estamos distribuindo para pessoas que foram atingidas pela inundação, mais uma conquista de Pedreiras que teve a equipe sempre a disposição da população no período das cheias e agora que vieram esses itens estamos entregando honrando o compromisso da gestão com o povo!" Afirmou Raí Brito, coordenador de defesa civil do município de Pedreiras.

#DefesaCivil 19/04/2022 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL FAMÍLIAS DESABRIGADAS RECEBEM CESTAS BÁSICAS, KITS DE HIGIENE E LIMPEZA

Nesta terça-feira,19, foi dia da prefeita Vanessa Maia entregar cestas básicas, kits de higiene e de limpeza para as famílias dos abrigos municipais

Em suas redes sociais, Vanessa chamou atenção para a o tamanho da cesta e as mudanças nos kits de limpeza e higiene.

"Hoje nós entregamos cestas básicas, kit limpeza e kit higiene pessoal para as famílias dos abrigos municipais. Essa cesta pesa 25kg e a novidade é que o kit limpeza, além dos produtos convencionais, também tem balde, vassoura, rodo e pá. E o kit de higiene pessoal tem desodorante, absorvente, sabonete, toalha e creme dental", disse a prefeita em sua conta oficial do Instagram.

Quem acompanhou a entrega das cestas também foi o coordenador da Defesa Civil, Raí Brito.

#DefesaCivil 07/03/2022 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PREFEITURA DE PEDREIRAS ALERTA PARA FORTES CHUVA

A Prefeitura Municipal de Pedreiras, através da Defesa Civil emitiu alerta nesta segunda-feira,07, sobre fortes chuvas que devem cair nos próximos dias.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Raí Brito, a meteorologia informa que há uma previsão acumulada de chuvas de 140mm nesta primeira quinzena de março. Rai acrescentou que a Prefeitura segue prestando todo o apoio às famílias vítimas das cheias do Rio Mearim.

Já a prefeita Vanessa Maia reafirmou que todas as secretarias estão a postos diuturnamente para atender aos pedreirenses que necessitarem.

"Nossa Central de Acolhimento continua em pleno funcionamento e quem precisar de atendimento é só entrar em contato conosco, através do número da defesa civil que é o 99.994597547", ressalta Vanessa, complementando que a gestão fará o que estiver ao seu alcance para que os impactos causados pelas chuvas sejam os menores possíveis.

#DefesaCivil 24/02/2022 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DEFESA CIVIL DE PEDREIRAS É REFERÊNCIA NO MARANHÃO

Apenas 20, dos 217 municípios do Estado só Maranhão possuem Defesa Civil, importante órgão que garante assistência às famílias vítimas de desastres naturais, como as chuvas que atingiram o município de Pedreiras nos últimos meses e deixou diversas famílias desalojadas e desabrigadas.

Outros municípios que sofrem com catástrofes e não possuem Defesa Civil, sofrem com a falta de assistência e a demora no envio de ajuda, pois depende de outros municípios, o que dificulta a solução rápida dos problemas que são urgentes.

Em Pedreiras, a Defesa Civil funciona desde de 2008. O ano passado, já na gestão da prefeita Vanessa Maia, um plano de contigência foi produzido, antecipando os problemas e minimizando os impactos das cheias do Rio Mearim.

A mesma coisa aconteceu esse ano, quando a Defesa Civil se antecipou a chegada das chuvas e mapeou as áreas de riscos alertando os moradores para os pedidos de se manterem em áreas que podiam haver deslizamento.

Com a ação rápida, a Defesa Civil consegui diminuir o número de famílias desabrigadas e atingidas pelas águas do Rio Mearim.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Raí Brito, a gestão fez um trabalho efetivo de prevenção e conscientização, o que facilitou o trabalho do órgão.

' O Plano de Contigência envolve todas as secretarias municipais, então essa rede de proteção e de apoio é fundamental para que as ações de concretizem com mais agilidade e assertividade. Essa é a forma da gestão Tempo de Reconstruir agir. Todos juntos pensamos melhor e fazemos mais', afirma Raí.

#DefesaCivil 10/01/2022 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Equipes do Plano de Contigência de Pedreiras se reúnem e elaboram estratégias para conter os impactos da enchente Equipes do Plano de Contigência de Pedreiras se reúnem e elaboram estratégias para conter os impactos da enchente
#DefesaCivil 09/01/2022 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Defesa Civil de Pedreiras realiza a mudança dos comerciantes do Balneário da Caema Defesa Civil de Pedreiras realiza a mudança dos comerciantes do Balneário da Caema
#DefesaCivil 08/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Prefeitura de Pedreiras convoca agricultores para realizem o pré cadastro no Garantia Safra Prefeitura de Pedreiras convoca agricultores para realizem o pré cadastro no Garantia Safra
#DefesaCivil 07/01/2022 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Defesa Civil de Pedreiras realiza vistoria na estrutura do prédio do Hospital Geral Defesa Civil de Pedreiras realiza vistoria na estrutura do prédio do Hospital Geral
#DefesaCivil 03/01/2022 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Defesa Civil de Pedreiras ativa o Plano Municipal de Contingência Inundações e Deslizamentos Defesa Civil de Pedreiras ativa o Plano Municipal de Contingência Inundações e Deslizamentos
#DefesaCivil 29/12/2021 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Diante das fortes chuvas que vem caindo na região a Defesa Cívil do município de Pedreiras já está em alerta Diante das fortes chuvas que vem caindo na região a Defesa Cívil do município de Pedreiras já está em alerta
#DefesaCivil 04/03/2021 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) Pedreiras dá continuidade a sanitização de prédios públicos

A Prefeitura Municipal de Pedreiras, através da Defesa Civil e a Secretaria de Saúde, dão continuidade a desinfecção e sanitização dos prédios públicos.

Agora, é a vez dos prédios que servirão de abrigo para as famílias atingidas pelas cheias do Rio Mearim.

Nesta quarta-feira, 03, o prédio do antigo Caic recebeu a ação que será realizada semanalmente em todos os espaços que estão sendo utilizados como abrigo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Raí Brito, a descontaminação dos espaços objetiva levar segurança sanitária as famílias.

O produto utilizado para a sanitização é o hipoclorito de sódio - um desinfetante potente que forma uma película e elimina vírus, bactérias e fungos.

#DefesaCivil 19/02/2021 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Período chuvoso: Agentes civis participam de curso de capacitação

Diante do período chuvoso que já se inicia, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão realizará cursos de capacitação e preparação para agentes de Defesa Civil em Pedreiras.

Os cursos serão ofertados inicialmente em Pedreiras, Trizidela do Vale e municípios ao redor e abordarão temas que visam reduzir os impactos do possível desastre, esclarecendo o papel de cada órgão envolvido dentro do Plano de Contingência a ser implantado.

Além disso, explicará os procedimentos que devem ser tomados pelos municípios que ainda não tem Defesa Civil regularizadas.

Os cursos, promovidos pela Escola Municipal de Gestão, acontecerão no período de 23 a 25 de fevereiro, manhã e tarde, na Faculdade de Educação São Francisco (FASESF) com instrutores da CEPDECMA, a Coordenação do Capitão Machado e apoio das COMPDEC's de Pedreiras e Trizidela do Vale.

#DefesaCivil 18/02/2021 COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Defesa Civil realiza inspeção no Castelo de Leicam após desabamento

Pedreiras amanheceu nesta quinta-feira, 18, com parte do seu patrimônio no chão. Uma das torres do Castelo de Leicam, que faz parte da história da cidade, desmoronou.

Uma equipe das Defesas Civis Estadual e Municipal esteve no local e realizou uma inspeção de engenharia nível 1, que é visual e não leva em consideração, testes e ensaios mais específicos nos sistemas da edificação.

O assessor técnico da Defesa Civil Estadual, sargento Henrique relatou que o prédio é uma edificação instável, estruturalmente falando e apresenta muitas manifestações patológicas em praticamente todos os sistemas que compõem a edificação.

"Para esse momento, a decisão, como agente de segurança, é de interdição total da edificação, pois ela apresenta indícios de desabamento iminente", conclui.

Já o coordenador da Defesa Civil de Pedreiras, Raí Brito, pontua que a vistoria técnica da equipe estadual respalda as ações que o Município necessite fazer no prédio mais à frente.

"Nosso dever como servidor público é prezar pela segurança da população, levando qualidade de vida e evitando que esse tipo de acidente aconteça. Nosso trabalho é especialmente de prevenção", afirma Raí.

#DefesaCivil 18/02/2021 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) Prefeitura de Pedreiras apresenta Plano Municipal de Contingência Inundações e deslizamentos

A Prefeitura de Pedreiras, através da Defesa Civil Municipal, apresentou na manhã desta quinta-feira, 18, o Plano Municipal de Contingência Inundações e deslizamentos. O Plano estabelece procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres ocasionados pelas chuvas esperadas para os próximos meses.

O coordenador da Defesa Civil, Rai Brito, reforçou que todos os órgãos e instituições envolvidos no Plano estão comprometidos em realizar ações que visem minimizar os impactos de uma possível enchente.

"Nós que fazemos o Governo Tempo de Reconstruir estamos atentos as mudanças que vêm ocorrendo no nosso Rio e já nos antecipamos na montagem do Plano, para que as famílias ribeirinhas tenham segurança que iremos fazer o possível para que os transtornos causados em caso de enchente, sejam os menores possíveis", afirma o coordenador.

De acordo com a prefeita Vanessa Maia, o Plano é estruturado a partir do mapeamento das áreas de risco da cidade, quando foi feito a setorização do risco e o diagnóstico dos graus de probabilidade. No documento também são definidos as funções de cada setor durante as diversas ações. Esse Plano contempla desde organização de possíveis abrigos à assistência médica, lembrando que devido a pandemia do coronavírus, os cuidados com a saúde da população devem ser redobrados.

"Nós temos dois grandes desafios, a possível enchente e a pandemia, que ainda não acabou. Então, nosso cuidado com a saúde dos pedreirenses e, em especial, da população atingida, será redobrado. Todas as nossas secretarias estão envolvidas e disponíveis para ajudar", reforça.

Rio Mearim

O nível normal de água no Rio Mearim é de 2.10 metros. Com as últimas fortes chuvas, esse nível já está em 3.65 metros. O Plano de Contingência é ativado quando o Rio alcança o nível de 5 metros.

Participaram da apresentação, secretários municipais, capitão QOABM Joel Machado Rodrigue, comandante da 2ª Companhia do 6º BB, sub tenente Serafim, chefe de Instrução do Tiro de Guerra 08-008 e tenente coronel Miguel, comandante do 19ª BMP e a imprensa local.

#DefesaCivil 02/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA Pedreiras inicia sanitização de prédios públicos

Dentre as ações de prevenção à disseminação da Covid-19, a Prefeitura Municipal de Pedreiras, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, deu início na manhã desta terça-feira, 02, a desinfecção e sanitização dos prédios públicos.

A ação começou pelos prédios da Saúde e locais com bastante movimentação, como o Terminal Rodoviário e chegará a todos os prédios da administração.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Raí Brito, a descontaminação desses espaços é uma importante medida para manter os ambientes esterilizados visando a proteção contra o coronavírus.

"Iniciamos esse trabalho hoje, mas ele será contínuo, visto que não temos previsão de quando acabará essa pandemia", afirma o diretor.

O produto utilizado para a sanitização é o hipoclorito de sódio - um desinfetante potente que forma uma película e elimina vírus, bactérias e fungos.

#DefesaCivil 17/04/2020 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) RIO MEARIM CONTINUA SUBINDO E DEFESA CIVIL ALERTA SOBRE RETORNO ÀS CASAS Defesa Civil recomenda muita cautela e alerta desabrigados
#DefesaCivil 18/03/2020 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) RIO MEARIM SOBE RÁPIDO, DESABRIGA FAMÍLIAS E EQUIPE DE EMERGÊNCIA TEM NOITE DE MUITO TRABALHO

Após um pequeno período diminuindo o volume de água, nos últimos três dias, o Rio Mearim havia voltado, mas de forma gradativa, e na manhã deste domingo estava com 6,48 metros, e no final da tarde estava com 6,52, porém com as chuvas torrenciais no início da noite, as águas subiram muito rapidamente, chegando a 7,13 na manhã desta segunda-feira (16), desalojando cerca de 30 famílias em vários pontos de Pedreiras.

Durante toda a noite a Equipe de Emergência para as Enchentes de Pedreiras (EEEP)socorreu as famílias, dando todo suporte de transporte e oferecendo abrigos públicos ocupando o Colégio Ciro Rêgo e o Centro de Convivência dos Idosos, que já estavam preparados para casos de necessidade.

A EEEP é coordenada pelo Secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Rodrigo Assaiante, composta de servidores, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Tiro de Guerra e voluntários, que se organizaram rapidamente para o trabalho com 5 caminhões e outros transportes de menor porte, fazendo a transferência dos desalojados e desabrigados. Verdadeiros guerreiros que incansavelmente trabalharam a noite inteira, sob forte chuva, para atender a população.

"O Rio subiu muito rápido ontem, mas já tínhamos o planejamento para a atuação, em que contamos com os servidores de varias secretarias municipais, do Corpo de Bombeiros Civil e Militar e do Tiro de Guerra, com mais de 20 homens e que foram fundamentais no trabalho. Fizemos várias mudanças de famílias e quero dizer que temos abrigos disponíveis e está tudo dentro das conformidades", relatou Rodrigo Assaiante.

Já na manhã desta segunda-feira a EEEP está sendo procurada para fazer outras mudanças e os trabalhos continuam nesse sentido. Ainda não há um número oficial de desabrigados e desalojados, mas o levantamento já está sendo executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Para casos de necessidades estão disponíveis os contatos: Coordenação Geral: 98243-0001; Posto de Comando - instalado no Castelo de Leicam: 98129-7424 - SEMAS; e Defesa Civil: 98839-2954.

#DefesaCivil 18/03/2020 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) CHEIAS DO RIO MEARIM: NÍVEL CONTINUA SUBINDO, MAS LENTAMENTE

Nesta quarta-feira (18/03) o nível do Rio Mearim continua aumentando, mas de forma moderada. Na última aferição, na terça-feira, estava com 7,41 metros, tendo subido mais 4 centímetros, chegando hoje a 7,45 metros.

De acordo com o último boletim parcial, divulgado pela Equipe de Emergência para as Enchentes de Pedreiras, na noite desta terça-feira (17/03), o número de famílias desabrigadas, desalojadas e deslocadas subiu para 127, atingindo 479 pessoas.

Os trabalhos de apoio estão acontecendo com várias ações na zona urbana e na área rural do município de Pedreiras. A Secretaria Municipal de Assistência Social está fazendo o acompanhamento e colhendo os dados das famílias nos abrigos, promovendo atividades com as crianças desabrigadas, através das equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O apoio da equipe da Força Estadual de Saúde também já está disponível na atuação dos trabalhos de amparo às famílias desabrigadas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Centenas de homens e mulheres das secretarias municipais da Prefeitura de Pedreiras, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra (Exército) e voluntários estão compondo a Equipe de Emergência para as Enchentes de Pedreiras, coordenada pelo secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Rodrigo Assaiante, juntamente com o prefeito Antônio França, que está participando ativamente das operações.

Abrigos provisórios ocupados:

U. E. Naíse Trindade, Centro de Convivência dos Idosos, Ciro Rêgo, U. E. Carlos Martins, U. E. Janoca Maciel, U. E. João Menezes, Jardim de Infância Branca de Neve, U. E. Manoel, Centro Comunitário Paulo VI, U. E. Professor Ernildo, Jardim de Infância Reino Infantil, Ginásio de Esportes e Assembleia de Deus (Bairro Goiabal)

#DefesaCivil 18/03/2020 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) CHEIAS DO MEARIM: RIO CONTINUA SUBINDO, TRABALHO NÃO PÁRA

O Rio Mearim continua subindo e nesta terça-feira chegou ao nível de 7,41 metros, 28 centímetros a mais que na aferição anterior. Os trabalhos continuam no sentido de atender às famílias desabrigadas e desalojadas de Pedreiras, que já estão ocupando vários abrigos e escolas municipais.

Na última atualização, fechada na noite de segunda-feira (16/03) havia 70 famílias, com um total de 284 pessoas desabrigadas ou desalojadas, nas escolas Naíse Trindade, Ciro Rêgo, Carlos Martins, Janoca Maciel, João Menezes, Manoel Trindade, Branca de Neve, Centro de Convivência dos Idosos e Centro Comunitário Paulo VI.

Durante todo o período, desde que iniciaram as cheias, a Equipe Emergência para Enchentes de Pedreiras tem trabalhado em regime integral dando todo o apoio aos ribeirinhos. O prefeito Antônio França está acompanhando de perto toda a situação, dialogando e tomando as providências necessárias para as operações.

O prefeito de Pedreiras está presente fazendo contatos com as famílias, intermediando a atuação juntamente com o coordenador da EEEP, Rodrigo Assaiante, comando do Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra, todos trabalhando de forma organizada para dar o melhor atendimento possível às famílias.

Vários caminhões estão à disposição, equipes ajudando no transporte de móveis das pessoas; a Secretaria Municipal de Saúde já está também com equipes em campo atendendo aos ribeirinhos com vários profissionais de saúde; A Secretaria Municipal de Assistência Social está atuando junto aos desabrigados/desalojados, fazendo levantamentos das necessidades e buscando o atendimento.

Para casos de necessidades estão disponíveis os contatos: Coordenação Geral: 98243-0001; Posto de Comando - instalado no Castelo de Leicam: 98129-7424 - SEMAS; e Defesa Civil: 98839-2954.

www.pedreiras.ma.gov.br
Emitido dia 24/04/2024 às 13:56:16