SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL MUNICIPAL E SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO FISCALIZAM CONDIÇÕES ATUAL DA BARRAGEM DO FLORES E COMPROVAM BAIXO NÍVEL DE ÁGUA NA REPRESA.
Como costume, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Pedreiras e Superintendência de Recursos Hídricos do Maranhão realizaram ação de monitoramento na Barragem do Rio Flores.
A barragem que ano após ano sofre com a falta de manutenção é gerida pelo DNOCS-Departamento Nacional de Obras contra a Seca, órgão este de responsabilidade do Governo Federal, construída na década de 80 tem por principal finalidade a contenção das cheias do Rio Mearim.
Segundo vistoria realizada a situação da Barragem do Flores atualmente com um deficit hídrico, na última década é a primeira vez que se encontra com um nível bastante baixo de água, além de problemas que não são mais novidades como a falta de energia para o funcionamento dos equipamentos e a falta de vigilância para evitar roubo dos equipamentos onde alguns já estão sucateados.
De acordo com informações do coordenador da defesa civil municipal de Pedreiras, Rai Brito, a prefeita Vanessa Maia encaminhou no dia 22 de janeiro do corrente ano um ofício a direção do DNOCS solicitando além de reparos imediatos na Barragem,além do fechamento da válvula dispersora que está aberta desde maio do ano passado, o que resta agora esperar para que algo seja feito.