A convite da secretária da Mulher do Estado, Nayra Monteiro, a secretária municipal da Mulher, Géssyca Saturnino, esteve na Unidade prisional de ressocialização feminina em São Luís.
O objetivo da visita, segundo a secretária, foi conhecer o trabalho desenvolvido de forma humanizado e de ressocialização das apenadas. Gessyca acompanhou de perto a realidade vivenciada pelas internas e irá orientar os familiares acerca das visitações online e presencial.
A secretária de Estado esclareceu que a transferência das internas atende a uma determinação Estadual, que tem como objetivo oferecer maior atenção e condições mais dignas para as apenadas.
Diferencial
Géssyca informou que, na Unidade, existe uma cooperativa que incentiva o empreendedorismo através de cursos de corte, costura e crochê, um projeto de digitalização de processos, e uma malharia onde são confeccionados os uniformes das escolas estaduais e outros. Tendo também uma panificadora onde as apensas fazem toda a produção, além de salas de estudos, onde muitas fazem cursos de capacitação e graduação.
Estiveram presentes durante a visita, Maíra Dutra, diretora da Unidade Prisional Feminina, Kelly Carvalho, secretária Adjunta de Atendimento e Inovação Penitenciaria e Fredson Maciel, secretário Adjunto de Modernização e Articulação Institucional.