Pedreiras amanheceu nesta quinta-feira, 18, com parte do seu patrimônio no chão. Uma das torres do Castelo de Leicam, que faz parte da história da cidade, desmoronou.
Uma equipe das Defesas Civis Estadual e Municipal esteve no local e realizou uma inspeção de engenharia nível 1, que é visual e não leva em consideração, testes e ensaios mais específicos nos sistemas da edificação.
O assessor técnico da Defesa Civil Estadual, sargento Henrique relatou que o prédio é uma edificação instável, estruturalmente falando e apresenta muitas manifestações patológicas em praticamente todos os sistemas que compõem a edificação.
"Para esse momento, a decisão, como agente de segurança, é de interdição total da edificação, pois ela apresenta indícios de desabamento iminente", conclui.
Já o coordenador da Defesa Civil de Pedreiras, Raí Brito, pontua que a vistoria técnica da equipe estadual respalda as ações que o Município necessite fazer no prédio mais à frente.
"Nosso dever como servidor público é prezar pela segurança da população, levando qualidade de vida e evitando que esse tipo de acidente aconteça. Nosso trabalho é especialmente de prevenção", afirma Raí.