Secretaria de Saúde de Pedreiras promove treinamento sobre a Hanseníase com os ACS e ACE do município
Como parte da programação do Janeiro Roxo, que é o mês de conscientização e combate a Hanseníase, a secretária de Saúde de Pedreiras promoveu um treinamento com os ACS e ACE, para tratar sobre a causa e auxiliar durante a busca de novos casos.
A hanseníase (CID 10 - A30) é uma doença infecciosa e contagiosa caracterizada com sintomas como manchas na pele, sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, além de sérias incapacidades físicas.
A hanseníase tem cura. Para isso, quanto mais mais precoce for o diagnóstico, mais rápido e fácil será o tratamento e solução da doença.
Quem presidiu o treinamento foi a coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose do município, Joyce Faebia, que instrui os profissionais da importância de se realizar a conscientização, pois o diagnóstico precoce auxilia durante o tratamento da doença.
"É muito importante sempre está realizando essas capacitações com os profissionais da saúde, e os ACS e ACE, são aqueles que tem o contato direto com a população e conhecem bem mais realidades, e as informações que aqui foram repassadas, irão contribuir para que novos casos sejam identificados e o tratamento inicie com antecedência." Concluiu.