Apenas 20, dos 217 municípios do Estado só Maranhão possuem Defesa Civil, importante órgão que garante assistência às famílias vítimas de desastres naturais, como as chuvas que atingiram o município de Pedreiras nos últimos meses e deixou diversas famílias desalojadas e desabrigadas.
Outros municípios que sofrem com catástrofes e não possuem Defesa Civil, sofrem com a falta de assistência e a demora no envio de ajuda, pois depende de outros municípios, o que dificulta a solução rápida dos problemas que são urgentes.
Em Pedreiras, a Defesa Civil funciona desde de 2008. O ano passado, já na gestão da prefeita Vanessa Maia, um plano de contigência foi produzido, antecipando os problemas e minimizando os impactos das cheias do Rio Mearim.
A mesma coisa aconteceu esse ano, quando a Defesa Civil se antecipou a chegada das chuvas e mapeou as áreas de riscos alertando os moradores para os pedidos de se manterem em áreas que podiam haver deslizamento.
Com a ação rápida, a Defesa Civil consegui diminuir o número de famílias desabrigadas e atingidas pelas águas do Rio Mearim.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Raí Brito, a gestão fez um trabalho efetivo de prevenção e conscientização, o que facilitou o trabalho do órgão.
' O Plano de Contigência envolve todas as secretarias municipais, então essa rede de proteção e de apoio é fundamental para que as ações de concretizem com mais agilidade e assertividade. Essa é a forma da gestão Tempo de Reconstruir agir. Todos juntos pensamos melhor e fazemos mais', afirma Raí.