A guerra contra o mosquito Aedes aegypti no município começou, isso porque com a chegada das chuvas os casos aumentam consideravelmente colocando em risco a saúde da população. Mas como a prefeitura de Pedreiras através de sua gestão não tem dado trégua, portanto a guerra foi declarada e os agentes de endemias estão atentos a esses casos. É tanto que o trabalho de vistoria e combate aos focos e criadouros do mosquito Aedes foram intensificados em todos os bairros, principalmente nos que apresentam maior foco. Essa ação reforça a necessidade de cada um tomar a iniciativa de proteger a sua casa e a dos vizinhos contra o mosquito, responsável pela transmissão de três perigosas doenças: Dengue, Zika e Chikungunya.
"A melhor forma para combater a dengue é a prevenção evitando a procriação do mosquito Aedes aegypti, eliminando os criadouros que possam acumular água parada seja ela limpa ou suja. Dessa forma estaremos todos contribuindo para a luta contra a dengue", disse o coordenador de Endemias e Controle de Zoonoses de Pedreiras, João Andreza.
Em conversa com a secretária de saúde Arilene Oliveira pontuou a necessidade do apoio da população para que esta luta seja vencida, através de denúncias, da limpeza dos seus quintais, dentre outros meios. "É muito importante esta mobilização. Pedimos a população que entre nessa luta junto com a gente e semanalmente olhe ralos, calhas, caixas d'água, garrafas e tampas, pneus, e outros objetos que o mosquito tenha capacidade de colocar os ovos e ser um criadouro", disse.
Para seu Antonio Alves morador do Bairro Nova Pedreiras, ele acha essa ação da prefeitura de extrema importância, pois reconhece que os órgãos de saúde do município estão preocupados com a saúde da população, mas cabe a cada um também fazer a sua parte.