E foi após diversas solicitações da prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia e o coordenador da defesa civil municipal Raí Brito, à direção-geral do DNOCS-Departamento Nacional Contra Secas, pedindo o fechamento da válvula, enfim o pedido foi atendido e cerca de 48h depois do fechamento, o nível do Rio Mearim em Pedreiras, recuou quase 2 m segundo vistoria realizada pela defesa civil na tarde desta sexta-feira,3 de março.
Isso significa que esse foi um trabalho incansável da prefeita Vanessa Maia e de toda sua equipe que já trouxera resultados com a baixa do nível, contribuindo também com os municípios de Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga e Bacabal.
Com o baixar da água, os proprietários de barracas nos balneários já poderão retornar as suas atividades normalmente. Segundo a defesa civil, neste final de semana e o risco de inundação no ano de 2023, já é praticamente mínimo.
A válvula aspersora é um mecanismo usado para diminuir o volume de água na Barragem do Flores, lançando sobre o mesmo cerca de 12 mil litros de água por segundo, e por se tratar de um importante afluente do Mearim, acaba contribuindo para a elevação em seu nível quando aberta.