A Prefeitura de Pedreiras aderiu à mobilização de todos os prefeitos e prefeitas do nordeste onde inclui também o estado do Maranhão. Essa paralisação se deve em circunstância de diversas cobranças feitas através de uma pauta prioritária entregue a bancada federal em agosto deste ano quando todos os chefes do executivo estiveram reunidos com o objetivo de chamar atenção do governo federal para ver com bons olhos a realidade que enfrentam esses municípios.
Entre essas cobranças está a PEC 25/2022 apresentada pelo dep.Hildo Rocha do (MDB-MA) e como relator o dep. Rubens Junior do (PT-MA), que estabelece adicional de 1,5% ao FPM o que de acordo com essa proposta de emenda constitucional esse repasse deve ser entregue anualmente no mês de março como forma de fazer frente a crescente pressão fiscal.
Outra proposta importante trata sobre os gastos da merenda escolar a ser incluso no computo dos 25% da educação. E também a PEC que estabelece que a União possa atualizar os repasses monetário aos municípios no que tange aos programas entre outras pautas de extrema importância.
Em Pedreiras a situação não se torna diferente de outros municípios, porém mesmo diante das dificuldades a gestão tem se desdobrado ao máximo para cumprir com suas obrigações visando oferecer todos os serviços destinados a população.
Vanessa disse que não está sendo fácil administrar, pois a redução de qualquer repasse, seja, federal ou estadual atrapalha os municípios de forma administrativa e financeira, mas acredita que a partir dessa mobilização o governo federal verá com bons olhos essa reivindicação dos gestores do nordeste e em especial do Maranhão.
Sobre essa paralisação a prefeita Vanessa Maia baixou um decreto que dispõe sobre ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração direta, autarquia e fundacional do poder executivo municipal.
conforme segue no anexo abaixo.