Devido às fortes chuvas que vem caindo sobre a região, o Rio Mearim por mais um ano transbordou e já atingiu algumas residências, desabrigando famílias e barraqueiros do Balneário da Caema. Desde a quinta-feira,22, a prefeitura de Pedreiras, por meio da Defesa Civil Municipal, assistência social, departamento de transporte e outras secretarias começaram com as mudanças.
A prefeita Vanessa Maia que antes esteve reunida com toda sua equipe e autoridades que ali estiveram representadas pelo comando do corpo de bombeiros, policia militar e Tiro de Guerra 08-008 estiveram ativando plano de contingência contra enchente e deslizamentos, bem como discutindo toda estratégia para ajudar as famílias desabrigadas pela cheia.
Nesta segunda-feira,26,a Vanessa Maia disse: "É claro que ficamos tristes com toda essa situação que a gente vê todos os anos, praticamente. O Rio tem esses problemas, mas eu espero que Deus nos ajude, e que logo tudo isso passe, pois muitas famílias, tem grandes prejuízos. É um sofrimento para todo mundo", destacou a prefeita.
Além da remoção, a Defesa Civil e a equipe da assistência social tenta conscientizar as pessoas que se expõem ao risco e insistem em ficar no local para não deixarem para última hora, pois o rio sobe rapidamente e isso pode dificultar a mudança para os locais que já estão prontos para receber aos desabrigados.
A secretária da Assistência Social, Carol Melo, disse que todos os abrigos já estão preparados, e que muitos antes foi montada a Central dos Desabrigados, que já está apta para atender a todos em uma sala específica do Palácio Municipal. Algumas famílias já foram colocadas no prédio do antigo Colégio Caic e outros locais já estão sendo preparados caso mais famílias sejam atingidas.