Todos os anos Pedreiras vive um constante drama durante o período de enchente é que devido à intensidade das chuvas várias famílias são atingidas pelo rio Mearim que transborda. Uma realidade que segundo dados da Central de Acolhimento aos desabrigados, o número de pessoas que foram desabrigadas e desalojadas até esta segunda-feira,18 já contabiliza mais de 320. Mesmo diante dessa situação, a prefeitura, através da gestão Tempo de Reconstruir, tem prestado diversas ações que incluem equipes das secretarias de Assistência Social (Semas), de Saúde (Semus), Governo, Defesa Civil, Infraestrutura (Sinfra) e demais secretarias imbuídas em só objetivo, ou seja, ajudar as pessoas.
Este ano a Central foi montada mais próxima da população e está funcionando na sede do poder executivo, o Palácio Municipal, onde ali são realizados os cadastros para que a partir daí possa dar prosseguimento a toda assistência que vai desde as mudanças para os abrigos a outros tipos de auxílios.
Além de toda essa prestação de serviços, a prefeitura realiza a entrega de vários donativos em parceria com o governo do estado, como kit de higiene e limpeza e quentinhas nos locais de abrigo.