Alunos de quatro escolas municipais de Pedreiras, sendo 2 na zona urbana e 2 na zona rural, que durante esta semana estarão participando do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos-JEPP.
E o início foi marcado com a realização da III feira na escola Carlos Martins, para apresentação dos produtos que desenvolveram a partir do aprendido, nas aulas de empreendedorismo, na área de artesanato sustentável.
Pulseiras, brincos, colares, panos de prato, papéis reciclados, sabonetes artesanais e vasos de plantas, feitos com materiais recicláveis, guloseimas foram algumas das ideias apresentadas pelos alunos durante a feira.
O projeto Jovens Empreendedores envolve um grande número de alunos e no Carlos Martins ele é coordenado pela professora Adriana, que destaca esse um momento importante para o aprendizado dos alunos quando o assunto é matemática financeira.
A iniciativa faz parte das ações da sala do empreendedor, no município, e conta com o apoio da secretaria municipal de Educação (Semed), bem como do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA).
O objetivo é trabalhar o empreendedorismo, priorizando a valorização do indivíduo como protagonista de suas ações e de seu desenvolvimento, colocando em evidência sua criatividade e sua construção de ideias e pensamentos; buscando, ainda, auxiliar na formação de indivíduos críticos, autônomos, criadores e empreendedores.
Para a secretário municipal de Educação, David Ximenes, as atividades deram aos alunos oportunidade de desenvolver liderança e as capacidades de ouvir os colegas e tomar decisões. "O desenvolvimento de habilidades empreendedoras ajuda os alunos a analisar problemas, propor soluções inovadoras e, no futuro, crescer profissionalmente, seja criando seu próprio negócio ou dentro de uma empresa", afirma.