Programação inclui documentário nesta sexta (10) e grande show no sábado (11) no Parque João do Vale; população e familiares exaltam a memória do "poeta do povo".
PEDREIRAS
- A Fundação Pedreiras de Cultura (FUP), em parceria com a Prefeitura Municipal, deu início às comemorações pelos 92 anos de João do Vale. O pontapé inicial foi dado no Mercado Central, local frequentado pelo artista e palco de homenagens.
Wescley Brito, presidente da FUP, reforçou o compromisso com a memória do compositor. "A Fundação Pedreirense de Cultura, a Prefeitura e os artistas de Pedreiras jamais esquecerão de tudo que João do Vale fez. Ele cantou Pedreiras para o Brasil e para o mundo. Por isso somos gratos e estamos aqui para comemorar o seu legado".
A força da obra para as novas gerações foi destacada pela professora Rhaylana. "Ele me inspira porque nós, como nova geração, vemos o exemplo dele, que levou Pedreiras para ser conhecida em outros lugares".
João Aurélio, filho do homenageado, compartilhou a emoção da família. "Se meu pai estivesse entre nós, estaria muito feliz e orgulhoso pelo reconhecimento da obra que deixou para a cultura do Maranhão".
Crianças mantêm viva a chama do compositor
Em um dos momentos mais simbólicos, o músico Josivan Pereira destacou como a obra é cultivada. "A gente canta as músicas, não deixa morrer. A gente vai nos colégios cantar, mostrar a obra, e é por isso que as crianças conhecem". A cena que ilustra essa perpetuação foi observada no próprio Mercado, onde crianças batucavam e cantarolavam os clássicos de João do Vale espontaneamente.
Josivan também traçou um panorama sobre a grandiosidade do artista. "A obra de João é muito rica. Ele, pedreirense, saiu do Lago da Onça e conquistou o Brasil. É um fenômeno".
Programação tem grande show no sábado
A celebração continua. Nesta sexta-feira, 10, às 16h a programação segue com a exibição de um documentário sobre o artista, na Escola Zeca Branco.
No sábado, 11, a festa culmina com o grande show às 19h, no Parque João do Vale, em Pedreiras, Com Josivan e banda, Indio Sanfoneiro revivendo o Forró Forrado, e outros artistas. O evento é uma realização da Prefeitura de Pedreiras e da Fundação Pedreiras de Cultura (FUP).