SECRETARIA

SEMA

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

ALDECLEI FARIAS REIS
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Aldeclei Farias Reis, nascido em 18 de agosto de 1985. Filho de Maria Bezerra Lima Farias e Francisco das Chagas Reis. Nasceu na cidade de Imperatriz, mas cresceu e criou laços na cidade de Pedreiras. Estudou o ensino médio completo nas escolas municipais e com muita dedicação conseguiu sua formação no curso superior de Administração. Aldeclei é casado e tem 3 (três) filhos. Seu currículo conta com inúmeras especializações, dentre elas Gestão Ambiental, Formação de Equipe de Ven [...]

Amparo: Nomeação: 006/2021 - 04/01/2021

Matrícula: 14004-1

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: 46.773.419/0001-87

Telefone(s): (99) 9.8848-4018

E-MAIL: meioambiente@pedreiras.ma.gov.br

Site oficial: https://www.pedreiras.ma.gov.br/secretaria.php?sec=16

Horário: SEGUNDA A SEXTA DAS 08:00 ÀS 14:00 HORAS.

Endereço: RUA MANOEL TRINDADE, Nº - BOIADA - CEP: 65.725-000

Mais informações do orgão
Apresentação
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de Pedreiras foi criada através da Lei Nº 1.224, de 17 de dezembro de 2007, sancionada pelo então prefeito Lenoilson Passos, com a finalidade de assegurar a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes considerando o meio ambiente como um patrimônio público de uso coletivo da presente e futuras gerações.
Por se tratar de um local em desenvolvimento e importante centro comercial da região do Médio Mearim, a cidade de Pedreiras recebe um grande número de visitantes diariamente, gerando renda em diversas áreas através da instalação de inúmeros empreendimentos. Fato que contribui para o crescimento da cidade, mas, que pode impactar negativamente quando não há equilíbrio ao se utilizar os recursos naturais ou a conscientização quanto ao descarte dos resíduos gerados, utilização do som, construções em áreas de preservação ambiental, dentre outros. Por essa razão, a existência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente se faz relevante, tendo em vista a necessidade de limitar, dentro da legislação ambiental, ações que poderiam comprometer a qualidade de vida da população e a manutenção de um ambiente saudável.
   
Missão
A missão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é executar, de modo geral, a Política Municipal de Meio Ambiente, e, especificamente, a Política de Desenvolvimento e Expansão Urbana, prevista no Plano Diretor do Município, em articulação com outros locais e de Municípios vizinhos, do Estado do Maranhão, bem como zelar pelo meio ambiente no âmbito municipal, proteger e preservar a biodiversidade, promover a educação ambiental nos termos das legislações federal e local, realizar o licenciamento ambiental para as atividades de impacto ambiental.
   
Visão
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reconhece como fundamental a preservação do meio ambiente, sabendo que a manutenção dos recursos naturais, a saber, ar puro, água, fauna, flora, influi diretamente na qualidade de vida dos munícipes. Assim, apresenta como visão a promoção de ações socioambientais e políticas públicas voltadas à preservação de recursos naturais e desenvolvimento sustentável de modo a propiciar a conservação da vida e o equilíbrio ecológico.
   
Valores
VIDA – manter a vida de seres humanos, animais e plantas porque toda vida é importante.
RESPEITO – é fundamental, sabendo que respeitar significa cuidar.
MEIO AMBIENTE – o planeta inteiro é o nosso ambiente. Precisamos pensar no meio ambiente como o nosso lar.
RECURSOS NATURAIS – a manutenção da vida depende da preservação dos recursos naturais.
TRABALHO EM EQUIPE – estamos unidos com o propósito de cuidar do meio ambiente e, assim, cuidar das pessoas.
COMPROMISSO – temos o compromisso com a população através da conservação do meio ambiente.
   
Propósito

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pedreiras desenvolverá ações permanentes de planejamento, fiscalização e proteção do meio ambiente, incumbindo-lhe estabelecer normas e padrões de qualidade ambiental.

   
Nome Data início Data fim
Mais
FRANCISCO FLÁVIO RIBEIRO ARAÚJO 15/04/2019 31/12/2020
Nome Data início Data fim
Mais
ALDECLEI FARIAS REIS 04/01/2021
Setor Contatos E-mail
Mais
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE meioambiente@pedreiras.ma.gov.br
Notícias do órgão

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito